O Festival Terras sem Sombra regressa a Ferreira do Alentejo, ao auditório do Centro Cultural Manuel da Fonseca, para apresentar um recital pela pianista húngara Kinga Somogyi. Uma tarde de grande música vocacionada para todos os públicos.
8 Jul 2025 | 15h00
Centro Cultural Manuel da Fonseca
Rua Zeca Afonso 7900 Ferreira do Alentejo
Preço
Entrada livre
Kinga Somogyi apresenta-se com um concerto em jeito de périplo musical, no embalo da dança e a percorrer diferentes períodos, estilos e gradientes afectivos. Do classicismo ao contemporâneo, as obras seleccionadas revelam como o acto dançante pode ser lírico, melancólico, enérgico, além, claro está, de lúdico. «Dançar nas Teclas: Piano per tutti», como se denomina este espectáculo, apresenta peças de Beethoven e Chopin, com valsas delicadas e expressivas enquanto Tchaikovsky traz, a todos os que se entregarem ao ritmo das teclas, o encanto do bailado. Já Bartók introduz uma dimensão mais introspectiva e folclórica, reflectindo o início do século XX e Leó Weiner acrescenta um toque humorístico. As peças mais recentes, como as de Yann Tiersen, oferecem a emoção pura, num registo ora minimalista e nostálgico, ora festivo e triunfal.
Com interpretações anteriores de grande sucesso no âmbito do Festival Terras sem Sombra – entre estas, no ano de 2022, em Sines – Kinga Somogyi regressa aos palcos portugueses com um concerto que «transforma o piano num palco onde dançam emoções, culturas e épocas».
A pianista já actuou em diferentes ocasiões no nosso país, designadamente no Palácio Nacional da Ajuda, no Museu Nacional da Música, no Museu Nacional dos Coches e na Casa Húngara de São Paulo (Brasil).
Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!