Literatura
Laurinda Aguiar da Silva apresenta O Lápis Azul no Museu Municipal de Faro
Apresentação do primeiro livro de Laurinda Aguiar da Silva no Museu Municipal de Faro.

6 Jul 2025 | 17h00
“Tentar perceber o que acontece quando damos voz e escutamos a infância foi a indagação que me mobilizou para a ideia de criar este livro”, diz a autora. “As histórias propiciam o encontro com perguntas que vão convidando o leitor a pensar a partir dela. E este efeito trampolim, para quem desejar pensar o livro desde outros lugares, acaba por situá-lo na zona do diálogo.”
A obra será apresentado pela jornalista, encenadora e escritora Luísa Monteiro, doutorada em Literatura Comparada (Universidade Nova), com mais de duas dezenas de obras de ficção publicadas (romance, novela e conto, ensaio e biografia).
Laurinda Aguiar da Silva é natural de Oliveira de Azeméis; vive, atualmente, no Algarve; é mestre em Filosofia para Crianças, pela Universidade dos Açores, e cocriadora do projeto Enteléquia - Filosofia Prática® (2007). Realiza sessões de Filosofia para Crianças e Jovens em escolas, bibliotecas, centros culturais e outras instituições, um pouco por todo o país. Enquanto professora de Filosofia, foi pioneira na implementação de projetos-piloto de Filosofia para Crianças em várias escolas do ensino público. “Acredito que esse tempo livre para o pensar filosófico e em comunidade deve habitar o quotidiano dos alunos, dos professores e da escola”, refere.