"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Vila Nova da Erra: Memórias e Tradições

O Festival Terras sem Sombra promove, na sua passagem pelo concelho de Coruche, uma visita guiada ao património em Vila Nova da Erra em que serão recriados quadros vivos relativos às atividades tradicionais e antigos quotidianos do lugar.

12 Jul 2025  |  15h00

Ponto de encontro: Largo do Pelourinho, Erra
Preço
Entrada livre
A atividade dedicada ao património, em Coruche, convida os participantes a uma peregrinação histórico-cultural a Vila Nova da Erra, no coração da charneca ribatejana. O lugar remonta ao esforço de povoamento de zonas ermas, promovido pela Lei das Sesmarias, no final do século XIV. Vila e sede de concelho até ao século XIX, Erra é detentora de uma identidade rural bastante enraizada, marcada pela agricultura, pelo montado e por modos de vida estreitamente ligados à terra. A relevância do seu património encontra-se bem patente na Igreja de São Mateus, nos vestígios romanos ali encontrados e no casario tradicional, em adobe caiado.

Durante a visita, com ponto de encontro no Largo do Pelourinho, em Erra, e conduzida por Hélder Santos (antropólogo) e José António Falcão (historiador de Arte), o Rancho Folclórico local vai recriar, sob a forma de «quadros vivos», momentos do quotidiano agrícola e doméstico da antiga Vila Nova da Erra. Ensejo para evocar práticas ancestrais, como a lavoura com juntas de bois, a monda do arroz, as conversas junto à fonte ou o fabrico do pão. Retratos etnográficos, traçados com rigor, que dão corpo à memória coletiva de uma comunidade resiliente, moldada por ciclos agrícolas e pelo compasso das estações.

Foto: União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,669,358