"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Natureza

Mensageiras dos Deuses, Trabalhadoras Incansáveis: Abelhas e Apicultura no Montado

Na sua passagem pelo concelho de Coruche, o Festival Terras sem Sombra dedica uma manhã ao fascinante mundo das abelhas e à descoberta das especificidades da apicultura no montado na Escusa (Couço).

13 Jul 2025  |  09h30

Ponto de encontro: Museu Municipal de Coruche
R. Julio Maria de Sousa 14, 2100-167 Coruche
Preço
Entrada livre
«Mensageiras dos Deuses, Trabalhadoras Incansáveis: Abelhas e Apicultura no Montado» dá o mote à atividade dedicada à biodiversidade, no domingo, 13 de Julho (9h30). Com ponto de encontro no Museu Municipal de Coruche, de onde se partirá para a Escusa, na freguesia do Couço, a ação tem como anfitriã Edite Ferreira, experiente conhecedora do mundo das abelhas, a qual alia à prática profissional no sector com o apaixonado estudo destes laboriosos insetos, tão úteis ao homem como à natureza.

A apicultura ganha novo fôlego em diversos pontos do Ribatejo, impulsionada por projetos como «A Apicultora», na área rural coruchense, que conjugam tradição, sustentabilidade e turismo de natureza. Num território onde o montado e a charneca oferecem condições ideais para a produção apícola, a atividade assume-se hoje como um elo essencial entre a biodiversidade e a economia rural. A visita guiada inclui contacto direto com as colmeias, demonstrações de extração de mel e explicações sobre o papel vital das abelhas na polinização e nos ecossistemas agrícolas.

Com equipamentos apropriados, os participantes podem observar o interior de uma colmeia ativa e acompanhar os processos tradicionais de produção do mel. Uma visita ao universo apícola que visa sensibilizar para a importância da apicultura e valorizar práticas agrícolas amigas do ambiente, integrando-se nas estratégias de dinamização do mundo rural e do turismo sustentável.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
109,491,849