"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

O nariz de Cleópatra, pois claro!

Cristina Carvalhal estreia espetáculo no Teatro Variedades a 12 de setembro

© Pedro Macedo - Framed Photos

12 Set a 5 Out 2025

Teatro Variedades
Parque Mayer, 1250-096 Lisboa

A estreia do espetáculo, no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 21h, será precedida da entrega do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, galardão anual que distingue jovens talentos no setor teatral e que se encontra já na 6.ª edição. 

O Nariz de Cleópatra, pois claro!, com versão cénica e direção de Cristina Carvalhal, tem estreia marcada no Teatro Variedades, em Lisboa, a 12 de setembro, onde ficará em cena até dia 5 de outubro.
O espetáculo, a partir de O Nariz de Cleópatra, de Augusto Abelaira, é o último de 6 projetos da programação do Teatro Nacional D. Maria II a apresentar-se no Teatro Variedades neste ano de 2025, ao abrigo de uma parceria entre os dois espaços culturais.

No século XXIII, descoberto o caminho para o passado, um grupo de aventureiros embarca numa nave, altera a História e faz com que os Gregos percam a Guerra de Troia. O objetivo é serem ricos e felizes. E aí vamos nós: Descobrimentos – 2.ª temporada. No mínimo, nada de bom pode acontecer, isto para se ser brando, como se diz ser costume dos portugueses, e como convém à comédia. Resultado: de volta ao século XXIII, todos trocaram de papéis, sem se recordarem de nada, mas a insatisfação mantém-se. Ulisses e um coelho falante, perdidos no tempo e no absurdo disto tudo, perguntam-se: não seria mais fácil alterar o presente?

A frase de Pascal — “Se o nariz de Cleópatra tivesse sido mais pequeno, toda a face da terra teria mudado” — inspira o título da sátira O Nariz de Cleópatra, publicada por Augusto Abelaira em 1962, e a partir da qual se constrói este espetáculo, que lhe acrescenta um “pois claro!”. Porque a ironia com que o autor comenta a História exige resposta na mesma moeda e ao câmbio atual.

“Queria muito trazê-la para mais próximo de nós [a peça de Augusto Abelaira]. Não queria nada que a adaptação apagasse o que é a peça original porque ela é muito bem construída, muito cómica”, refere Cristina Carvalhal. “O humor é uma forma muito prazerosa de nos fazer pensar. E o absurdo é um terreno difícil. Como sai da lógica, exige mais criatividade, portanto, é esse desafio de como é que isso se materializa em cena”, acrescenta.

O Nariz de Cleópatra, pois claro! é um espetáculo com direção de Cristina Carvalhal e interpretação de Alberto Magassela, Ana Sampaio e Maia, Carla Maciel, Heitor Lourenço, João Grosso, José Neves, Manuela Couto, Nuno Nunes e Sílvia Filipe.

Em cena no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, de 12 de setembro a 5 de outubro, o espetáculo conta com audiodescrição nos dias 26 e 28 de setembro e interpretação em Língua Gestual Portuguesa no dia 28 de setembro.

Horários: quarta e quinta, 20h00 | sexta, 21h00 | sábado,19h00 | domingo, 16h00

» Bilhetes | 12 € a 17 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,328,565