"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Escola das Artes marca presença em três competições do Curtas Vila do Conde 2025

Docentes, estudantes e antigos alunos da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa voltam a marcar presença no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, um dos mais relevantes eventos dedicados ao cinema em Portugal. 

12 Jul a 20 Jul 2025

Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110 4480-718 Vila do Conde
A edição de 2025, que decorre entre 12 e 20 de julho, contará com a participação em três competições oficiais: Take One, Nacional e Internacional.

Na Competição Take One, dedicada a filmes realizados em contexto académico, foram selecionadas duas obras de antigos estudantes de mestrado da Escola das Artes:

• “O Pássaro de Dentro”, de Laura Anahory, alumni do Mestrado em Som e Imagem – especialização em Animação. O filme já conquistou reconhecimento internacional ao ter sido nomeado para La Cinef, a secção oficial do Festival de Cannes dedicada a novos talentos do cinema mundial. O Pássaro de Dentro foi o único filme português a integrar esta competição, onde competiu com obras oriundas de algumas das mais reputadas escolas de cinema do mundo, como a La Fémis (França), a National Film and Television School (Reino Unido), a ESCAC (Barcelona) ou a NYU Tisch School of the Arts (EUA).

• “Uma Crosta de Ferro”, de Vasco Barbedo, alumni do Mestrado em Cinema reflete o trabalho fabril, a indústria, o esforço do trabalhador, a poluição e o papel do imigrante na nossa sociedade. “Uma Crosta de Ferro” conquistou o Prémio Canal 180, na secção Cinema Novo. Segundo o júri este filme apresenta uma forma cinematográfica original em prol de uma visão precisa sobre a classe trabalhadora no Portugal de hoje.

A presença da Escola das Artes estende-se ainda às principais competições do festival com “Ofélia”, o mais recente filme de Carlos Lobo, professor da Escola das Artes (EA). Selecionado tanto para a Competição Nacional como para a Competição Internacional, o filme foi produzido pelas produtoras Olhar de Ulisses e Cimbalino Filmes, com o apoio da Escola das Artes.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, refere que “a participação simultânea em três secções do festival confirma o papel da Escola das Artes da Universidade Católica como espaço de criação, pensamento e experimentação artística no panorama nacional e internacional.”

Mais informações: Escola das Artes marca presença no Curtas Vila do Conde 2025 | Escola das Artes
Agenda
Festivais

Festival das Cores

Parque Central de Vila Nova de Santo André 11 Jul a 13 Jul 2025

Ver mais eventos
Visitas
109,554,817