Música
Festivais
MusicaMós - Festival de Música de Porto de Mós
Porto de Mós prepara-se para acolher, no verão de 2025, a primeira edição do MusicaMós – Festival de Música de Porto de Mós, uma iniciativa que promete marcar o calendário cultural da região e que resulta da parceria entre o Município de Porto de Mós e o artista Fábio Miguel Costa Pascoal.

9 Ago a 24 Ago 2025
Enquadrado pelo cenário único e histórico do Castelo de Porto de Mós, o festival nasce com a missão de criar uma experiência singular, onde música, identidade e património se cruzam de forma intensa e emotiva. A monumentalidade do espaço será palco de um programa eclético, com concertos que darão voz a artistas portomosenses — emergentes e consagrados —, em atuações que celebram a autenticidade sonora da região.
Mais do que um evento musical, o MusicaMós é um convite ao encontro: entre gerações, entre o passado e o presente, entre os talentos da terra e um público cada vez mais aberto à diversidade artística.
O festival pretende, ainda, reforçar o papel do concelho como referência cultural e turística, promovendo a valorização dos artistas locais, o acesso democrático à arte e a criação de laços entre comunidade e cultura.
MusicaMós, sete dias, sete concertos, um castelo!
SINOPSE:
Na sua primeira edição, o Festival MusicaMós procura destacar a identidade musical local, divulgando o talento dos músicos de Porto de Mós, ao mesmo tempo que valoriza o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.
A programação propõe experiências de fruição profunda e de escuta atenta, onde cada concerto convida o público a mergulhar num universo sonoro plural, capaz de emocionar, surpreender e provocar reflexão. A diversidade estética — que percorre o fado, a música tradicional, música ligeira, o canto lírico, o jazz, a música clássica e contemporânea — é intencional: pretende abrir janelas para diferentes formas de expressão, desafiando hábitos auditivos e estimulando a curiosidade musical entre os ouvintes.
A programação assume também uma forte dimensão comemorativa: homenageamos algumas figuras centrais da nossa história cultural e musical – o compositor português Cláudio Carneyro, cujo 130º aniversário do seu nascimento celebramos; a guitarra portuguesa, popularizada por Carlos Paredes, que completaria 150 anos este ano; o icónico músico Frank Sinatra, que faria 110 anos e Camilo Castelo Branco, que celebraria 200 anos.
Conheça a sinopse de cada um dos espetáculos AQUI!