Cinema e Vídeo
CLOSE-UP celebra 10 anos com homenagem inédita a David Lynch
O CLOSE-UP – Observatório de Cinema celebra o seu 10.º aniversário de 11 a 18 de outubro na Casa das Artes de Famalicão e no Teatro Narciso Ferreira com a presença de Dean Hurley, o músico e colaborador próximo de David Lynch.

11 Out a 18 Out 2025
10.ª EDIÇÃO
11 a 18 de outubro
Casa das Artes de Famalicão e Teatro Narciso Ferreira
Abertura a 11 de outubro:
Cine-concerto Through this World, de Dean Hurley
Classificação: M/6 | Duração: 80 min
Bilheteira: Geral: 6 euros | Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Dean Hurley vai estar pela primeira vez em Portugal para apresentar o espectáculo de abertura e o primeiro cine-concerto do CLOSE-UP no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão (11 de outubro, 21h45), sendo que Hurley também apresentará uma masterclasse sobre o papel do som e da música na obra de David Lynch no dia seguinte. A presença de Dean Hurley será a primeira de muitas iniciativas inseridas na grande homenagem ao realizador David Lynch que vão ter lugar ao longo do CLOSE-UP, de 11 a 18 de outubro e que incluirá a exibição de seis filmes em sessões comentados (mais os dois últimos na réplica do Close-up de Janeiro) e uma exposição em estreia, montada em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek. A programação completa será revelada em setembro.
Designer de som e compositor norte-americano que adquiriu notoriedade através da parceria com David Lynch, colaborou com o cineasta em filmes, na terceira série de Twin Peaks e em discos concretizados. Hurley apresenta no CLOSE-UP, em estreia nacional, Through This World, um cine-concerto que revela a assinatura do seu som e das metodologias que usa em estúdio, envolvido num cuidado espaço cénico.
A 10.ª edição do Close-up vai incluir cerca de 30 sessões de cinema nas suas diversas secções, navegando entre o encontro da produção do presente com a história do cinema, uma retrospetiva dedicada a uma cineasta portuguesa e as propostas para escolas e famílias, numa programação também pautada pelas sessões comentadas, masterclasses e oficinas.
Biografia Dean Hurley
Designer de som e compositor norte-americano, Dean Hurley adquiriu notoriedade através da parceria com o realizador David Lynch. Hurley geriu o Asymmetrical Studio de Lynch durante uma década e meia, onde colaborou intensamente com o som e a música de vários projetos cinematográficos, comerciais e álbuns musicais do cineasta. Hurley desempenhou as funções de supervisor de som e música na terceira temporada da aclamada série televisiva Twin Peaks, que Lynch realizou, contribuindo também com música original para a série. O trabalho de Hurley deambula entre a composição musical e o som atmosférico para filmes. A sua abordagem sonora singularmente experimental estabelece uma tapeçaria em paisagens que combinam loops, samples e registos em ambientes naturais e urbanos. Hurley compôs música para filmes, editou vários discos a solo e colaborou com outros artistas, designadamente Romance, John Carpenter, Chromatics, Sky Ferreira, Zola Jesus, Gloria de Oliveira, Dlina Volny, Donovan, Trouble, Chrystabell, Jaye Jayle, Jorja Chalmers, Tiny Ruins, Sam Gendel, entre outros.
Biografia David Lynch
David Lynch (1946 – 2025) foi um dos mais influentes cineastas do cinema contemporâneo. Conhecido pelo seu estilo onírico e surrealista, Lynch assinou obras marcantes como Eraserhead (1977), Blue Velvet (1986), Mulholland Drive (2001) e a série de culto Twin Peaks. A sua filmografia explora temas como a identidade, o subconsciente e a fronteira entre o real e o imaginário. Para além do cinema, desenvolveu trabalho como músico, artista plástico e escritor. Recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes por Wild at Heart (1990), festival que também lhe atribuiu o prémio de melhor realizador por Mulholland Drive (2001), tendo sido também distinguido com o Globo de Ouro pela série Twin Peaks (1991), o Leão de Ouro de Carreira no Festival de Veneza (2006) e com o Óscar honorário de carreira em 2020.