"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Sintra desafia jovens a resolver "crime misterioso" no Chalet da Condessa d'Edla

Para além desta atividade de crime-mistério, o programa de agosto inclui uma visita imersiva ao sabor das águas que alimentam o Parque de Monserrate.

Chalet da Condessa d'Edla © PSML/Wilson Pereira

8 Ago a 24 Ago 2025

Parque de Monserrate
Sintra

Durante o mês de agosto, a programação Sintra PH30 continua a envolver os jovens na celebração do trigésimo aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, desafiando-os a embarcar em experiências inusitadas nos parques e monumentos que contribuem para a beleza e excecionalidade deste lugar. No Chalet da Condessa d’Edla, os fãs de suspense podem dar largas à sua veia detetivesca através de uma atividade de crime-mistério cujo objetivo é descobrir quem matou o promissor discípulo do mestre jardineiro do Parque da Pena. Os amantes da natureza são convidados a fazer uma viagem refrescante pelo Parque de Monserrate, na qual a água é a protagonista que une paisagens exóticas e distintas.

Nos dias 8 e 9 de agosto, sexta e sábado, entre as 18h00 e as 20h30, há um crime misterioso”para resolver no Chalet da Condessa d’Edla — atividade integrada na categoria de ações Odd Heritage. O jardineiro que aprendia com o Mestre responsável pelos jardins do Chalet e pelo arboreto da Pena foi inesperadamente encontrado morto. O que terá acontecido?

Cada equipa terá até 50 minutos para desvendar o mistério num percurso por várias salas, onde há pistas que conduzem ao suspeito, ao local e à arma do crime. Quem solucionar o caso com maior rapidez, alcança uma recompensa.

No dia 24 de agosto, às 10h30, realiza-se a visita Open Heritage “Os Trilhos das Águas de Monserrate” — uma viagem imersiva ao sabor das águas que fazem brotar a vida do luxuriante Parque de Monserrate, um dos mais importantes jardins históricos de Portugal, onde este recurso essencial é captado, acumulado e distribuído com mestria desde o final do século XVIII. 

Durante a visita guiada, os participantes irão percorrer os caminhos que atravessam as coleções botânicas provenientes dos quatro cantos do mundo, descobrindo as técnicas tradicionais e inovadoras utilizadas para gerir a água. O percurso começa nas Lagoas da Tapada, com as suas nascentes e minas escavadas no granito, e segue até à Cascata de Beckford, onde o curso da água entra no parque. Continua, depois, pelo Vale dos Fetos, o Jardim do Japão e os Lagos Ornamentais, terminando no Jardim do México, onde a água assume um novo papel ao ser desviada para criar as condições ideais para plantas de climas secos.

A programação SINTRA PH30, que decorre ao longo de 2025, é composta por atividades exclusivas e tem como grande objetivo aproximar os jovens do património cultural, proporcionando-lhes experiências de exploração da natureza e dos monumentos de Sintra repletas de aventura, mistério e diversão.

As ações programadas dividem-se em quatro tipologias: HERITAGE SPORTS, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; ODD HERITAGE, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; OPEN HERITAGE, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso; e TALKS, um conjunto de conversas sobre património cultural e natural, precedidas de uma breve atuação musical ao piano e complementadas por visitas.

A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.

Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.

Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno.

As celebrações do trigésimo aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,375,202