"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Abraço Artístico das Margens do Rio Tejo"

Exposição entre dois artistas que se manifestam de forma diversificada através de cerâmica, escultura, instalações, pintura e que têm em comum a experiência na dinamização de eventos culturais. Sabem estar do lado da frente do palco e nos seus bastidores.

2 Ago a 23 Ago 2025

Oficina de Cultura
Avenida D. Nuno Álvares Pereira, 14-M, 2800-078 Almada
Preço
Entrada livre
“O rio nunca os separou e nos seus inúmeros cruzamentos culturais, de um lado e do outro das margens do rio Tejo, surgiu o sonho dos dois artistas se juntarem. Como defensores da pluralidade artística e da arte ao serviço de causas, perseguiram a ideia de transmitir a sua mensagem numa só voz e assim, surgiu finalmente, a oportunidade do abraço artístico, entre Carlos Pé Leve e Ildebranda Martins, se concretizar. A cidade de Almada, através da “Oficina de Cultura” resolveu abrir as suas portas e acolher o projeto conjunto. Lisboa será, assim, abraçada nas margens contrárias do rio Tejo, em Almada.”
Ildebranda

PARCERIA:

“Atualmente e desde algum tempo, a viver e a trabalhar nas margens opostas do estuário do Tejo os contactos mantêm-se pela relação de amizade que nutrem um pelo outro e pela forma como a arte os mantém vivos, ativos, unidos.

A água do Tejo, aparentemente podia separá-los, mas os braços do Tejo, nunca permitiu rompimentos e sempre que é possível o abraço concretiza-se. As suas duas histórias de vida cruzam-se pois ambos são artistas e foram e/ou são ainda dinamizadores culturais, gestores de eventos artísticos e curadores. As idades, por não serem assim tão longínquas uma da outra, fez com as experiências que vivenciassem fossem comuns. Conheceram, com idades e maturidade diferentes, o período do Estado Novo, o do nascimento da democracia, o da adesão à U.E, do Euro, do surgimento da net, das redes sociais e da I.A., entre outros acontecimentos/eventos a nível político, tecnológico, sociológico, cultural. Há, por isso, uma história coletiva que os une, raízes em comum que permitiram que a sua amizade e identificação cultural os tornassem mais fortes.

Artisticamente não são semelhantes na utilização dos suportes e das técnicas mas há pontos em comum nas causas que associam às obras que criam.

Há também outro ponto em comum, o exercício da curadoria de responsabilidade social, embora em espaços diferentes, um no espaço cultural do Ministério da Justiça e outro na Galeria Beltrão Coelho, em que ambos, no exercício de funções, ajudaram muitos artistas. Ambos têm a simplicidade de reconhecer que os artistas com as quais trabalharam e se cruzaram ao longo da vida os ajudaram muito a melhorar como agentes das artes.

O Carlos Pé Leve é formador e mestre de muitos em cerâmica escultórica e já marcou a vida de muitos através dos seus ensinamentos."

Inauguração: 2 de agosto, 16h
Horário: Terça a sábado – Das 11h às 13h / das 14h às 19h
Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
110,346,400