"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

VI Congresso Internacional de Pedagogia

O VI Congresso Internacional de Pedagogia, sob o título “Educação na Era Digital: subjetividades, nomadismos e poderes”, pretende constituir um espaço de reflexão e partilha de ideias e experiências capazes de contribuírem para um aprofundamento dos caminhos conducentes a uma sociedade mais pacífica e harmoniosa.

22 Jan a 24 Jan 2026

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga
Rua Camões 4710-362 Braga
Vivemos numa era na qual o digital se entrelaça com o quotidiano, transformando não apenas as estruturas educacionais, mas também as identidades, as interações e as dinâmicas de poder. Este congresso propõe uma reflexão crítica sobre o impacto do mundo digital na educação e na vida das pessoas, considerando as suas múltiplas dimensões – pessoal, interpessoal, espiritual, social e política. O conceito de homo digitalis convida-nos a pensar sobre as novas subjetividades que emergem em contextos dominados por tecnologias digitais e redes sociais, bem como sobre as formas de nomadismo e fluidez que elas provocam, redefinindo fronteiras geográficas, culturais, espirituais e emocionais.

Serão apreciadas propostas que se inscrevam em alguma(s) das seguintes linhas de investigação:
1 – Política educativa, comunicação digital e aprendizagem
2 – Reconfigurações humanas resultantes do digital
3 – Virtualização dos espaços comunitários, fluxos e sentido de pertença
4 – Cidadania digital, ativismo e poder
5 – Espiritualidade e pedagogia inaciana face ao desafio digital

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,408,052