Tradição
Cortejo Etnográfico traz tradição a Santa Cruz
A 26.ª edição do Cortejo Etnográfico, uma celebração que recria a vibrante cultura das gentes rurais do concelho de Torres Vedras terá lugar no dia 15 de agosto, e volta a recriar o dia do saloio, uma tradição da Região Oeste, em que as comunidades das zonas rurais vinham até à praia.

15 Ago 2025 | 10h00
Neste cortejo etnográfico estão representados não só os trajes de trabalho, mas também aqueles usados em ocasiões especiais, tais como, casamentos ou o traje domingueiro.
O desfile tem início as 10h00 e os ranchos folclóricos irão percorrer as ruas de Santa Cruz em 2 percursos distintos.
O percurso A terá partida no Parque Municipal de Santa Cruz, e a chegada faz-se junto ao Largo Jaime Baptista da Costa, onde serão feitas as atuações. Será percorrido pelo Rancho Folclórico da Colaria; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e o Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo (grupo adulto e infantil).
Por sua vez, o percurso B inicia-se pelas 11h00 junto da Rotunda da Praia da Vigia, seguindo o trajeto até à Praia do Guincho: Avenida do Atlântico – Rua Esteves de Oliveira – Rua José Guimarães Pinheiro – Rua Jerónimo Vilarinho – Rua José Joaquim Machado - Rua Veríssimo – Rua da Azenha – Praia do Guincho. O desfile inclui juntas de vacas, carroças com cavalos e burros. Este percurso será feito pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste, de A dos Cunhados.
A Praia do Guincho será o local onde o evento culmina. Naquela praia decorrerá um desfile conjunto de todos os ranchos folclóricos e uma atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste. Após as atuações, a festa continua na praia, com o tradicional almoço, recriando esta tradição e celebração única.
>> Mais informações