"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

POESIS BASSUS

Um Espetáculo de Teatro/Concerto que coloca em cena uma atriz e um baixista, obrigados a tentar dialogar.

30 Ago 2025  |  20h00

FORNO - Espaço Cultural
Av. Pedro Nunes 9, 2635-317 Rio de Mouro
Preço
Entrada livre

Sinopse: 

POESIS BASSUS é um Espetáculo de Teatro/Concerto, coordenado e criado por Maria Toscano, Tomás Barroso e Daniel Alves. 
Um Espetáculo que surge da necessidade humana de comunicação. 
O planeta Terra está em vias de extinção. É neste momento presente que nos encontramos com o público. A informação sobre o estado doentio em que o planeta se encontra, corre como água a escorrer pelas fontes, mas a carência dessa importância parece continuar a perpetuar na realidade quotidiana das pessoas. Estamos diminuídos a uma existência semelhante à de um pássaro bonito que pia pela última vez, sem que ninguém se aperceba que nunca mais irá ouvir aquele som. Exemplo disso é o Kaua?i?o?o, que foi levado à extinção pela destruição do seu habitat e por alterações climáticas extremas. O seu piar ouve-se ao longo da performance, sendo um dos motes de pesquisa e inspiração para a criação do objeto artístico. Tudo indica e todos dizemos conscientemente que o fim está perto. Que a natureza vai interferir pela última vez nas nossas vidas. E ainda assim… continuamos a escavar, ignorando os gritos desesperados da terra que nos rodeia. 
É num Pântano, que uma atriz e um baixista pisam a lama com a missão de aprenderem a dialogar, alegorizando o esforço democrático de entendimento Humano. Numa relação quase amorosa, mergulhamos em paixões, lutas, desentendimentos e perdões. Uma missão arqueológica onde encontramos mártires, governantes e revolucionários à medida que, sem darmos conta, se expõe que escavámos demasiado ao longo de muito tempo. 
O ar fica progressivamente mais esmagador, denso e húmido. Sufoca-nos lentamente. A Natureza toma conta de nós ao longo do Espetáculo, como se nos quisesse expulsar como a uma constipação. Propomos a reflexão e colocamos em perspectiva como as forças naturais testemunharam e testemunham a história da Humanidade. Como a própria história da humanidade é capaz de causar catástrofes de dimensão superior a qualquer tornado, tufão, incêndio ou tsunami. Ainda assim, as forças da natureza podem intervir no desenrolar da nossa sociedade e causar impacto nas nossas vidas para se curar.  

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | < 12 anos
DURAÇÃO | 60 min. (aprox.)
BILHETEIRA | Reservas: grupoteatrocorrente@gmail.com | 914201181

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Maria Toscano e Daniel Alves
COORDENAÇÃO: Tomás Barroso
CENOGRAFIA E FIGURINOS: Mário Rodrigues
DESENHO DE LUZ: Sofia Ramos
DESIGN DE COMUNICAÇÃO: Diogo Oliveira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Maria Toscano


APOIOS: Valdevinos, teatromosca, FORNO - espaço cultural
PARCEIROS: Donna Lila restaurante, deMente Produções
AGRADECIMENTOS: Bicartes - Associação Cultural, Clara Rodrigues, Casa da Marioneta de Sintra


 

BREVE HISTÓRIA DO TEATROCORRENTE

O TeatroCorrente - Associação Cultural surge em 2018 enquanto grupo informal quando foi realizada a primeira criação de Maria Toscano, intitulada de “Transposto”, tratava-se de um espetáculo de teatro em cruzamento com dança contemporânea. Esta criação contou com récitas entre 2019 e 2021 no teatromosca, Festival Aqui ao Lado, Associação MIAU e Recreios da Amadora. Na sequência deste projeto desenvolveu trabalho na antiga Fábrica MELKA no Cacém, onde realizou workshops de dança e manipulação de objetos, com apoio do Município de Sintra. Após um intervalo de 2 anos, causado pela pandemia e pela finalização da licenciatura em Teatro/Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Maria Toscano estreia “Black Box”, em Janeiro de 2023, num espaço devoluto, o Mercado Municipal da Tapada das Mercês e com circulação pelo teatromosca em março e pelo TEC em Outubro do mesmo ano. Em Junho de 2023 estreia “Antes de Começar” de Almada Negreiros no Festival Aqui ao Lado, em coprodução com a Caneta100Borracha. Em Julho de 2023 executa 1 mês de oficinas no Mercado Municipal da Tapada das Mercês, convidando formadores especializados em trabalho de texto, método Lecoq, teatro físico e Videografia. Em Dezembro de 2023, estreia "POESIS BASSUS" um teatro/concerto em dueto entre uma atriz e um baixista, no FORNO - Espaço Cultural em Rio de Mouro. Em Fevereiro de 2024 inicia novo processo de oficinas, desta vez focadas na criação textual dramática e investigação, que dura até final de Abril. É a meio de Abril de 2024 que recebe no Mercado da Tapada das Mercês cerca de 700 crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Agrupamento Escolas Visconde Juromenha, que são desafiadas a pintar uma parte do cenário de “As Bancadas”. Espetáculo imersivo e itinerante que estreia no Mercado Municipal da Tapada das Mercês e que promove no seu processo a participação ativa da população na criação artística do espetáculo.

Desde Setembro de 2023, O TeatroCorrente assume a coordenação das AEC de Teatro nas Escolas Básicas de 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Agualva Mira-Sintra, lecionando a mais de 900 crianças. Realiza, nesse âmbito 6 Saraus das Artes por ano, momentos de apresentação de objetos de pesquisa pelas turmas.

Inaugura em Setembro de 2025 o protocolo com a Escola Secundária Santa Maria, onde, realizará Formações, Workshops e encenações de projetos curriculares com os alunos do curso profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação. Estes Workshops e Formações serão focados em trabalho de corpo, voz e interpretação. Receberá ainda alunos em contexto de estágio nos projetos da companhia.

Encontra-se em fase de promoção de circulação dos espetáculos em carteira e de preparação das próximas produções da Companhia, entre elas, “Guia Prático de Como Navegar nas Florestas”, a partir de “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago, “Rhino”, a partir de “Os Rinocerontes” de Eugéne Ionesco, “As Bacantes”, em cruzamento com a linguagem estética do Teatro Kabuki e “OS BANHOS” Espetáculo que dará seguimento ao Ciclo Ressurreições, que pretende realizar uma requalificação de espaços devolutos enquanto espaços culturais. Neste caso tratando-se dos Pavilhões do Parque D.Carlos I nas Caldas da Rainha.

Saiba mais em https://teatrocorrente.weebly.com 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,364,709