"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Boldtron, Wasted Rita e Instytut B61 no Festival BOIL

BOIL - Climate Festival revela a programação que este ano ocupa o parque e os espaços expositivos da Fundação de Serralves entre os dias 25 e 28 de setembro, com algumas obras a prolongarem-se até 5 de outubro. O festival volta a afirmar-se como um encontro entre ciência e arte para pensar a crise climática - e agir.

25 Set a 28 Set 2025

Parque de Serralves
R. Dom João de Castro, 210, 4150-417 Porto

Quase meia centena de artistas, cientistas e oradores, nacionais e internacionais, apresentam instalações, som, ilustração, tecnologia, arqueologia contemporânea, jogos interativos, masterclasses e workshops, sempre em diálogo com a natureza, e com a sustentabilidade e a justiça climática no centro da reflexão.

A entrada é livre nos dias 27 e 28 de setembro.

  • ARTE

Boldtron + Cora Novoa
Memory Fiction
O duo catalão Boldtron (Daniel e Xavier Cardona) apresenta no BOIL uma instalação audiovisual de grande escala. O coletivo, que integra a IA como ferramenta criativa, está fortemente comprometido com a sustentabilidade, utilizando ferramentas que reduzem o consumo energético e o impacto ambiental. O seu trabalho, onde ética, estética e tecnologia se entrelaçam, propõe futuros digitais mais diversos, responsáveis e sustentáveis, tanto na representação quanto na infraestrutura.

Joana Gama
A intimidade de uma folha
25 e 26 de setembro - 10.30h às 19h
27 e 28 de setembro - 10.30h e às 13h
A pianista e compositora Joana Gama apresenta no BOIL uma peça sonora original, criada especialmente para acompanhar o percurso do treetop walk no Parque de Serralves. Inspirada pelo ritmo da caminhada, pela floresta e pelo silêncio, a composição promove uma escuta atenta e ativa, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e incentivando a reconexão e o respeito pela natureza.

Renato Cruz Santos + MHNC-UP + José Manuel Grosso Silva
Arquivo Dunar
Renato Cruz Santos, em colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e o cientista José Manuel Grosso Silva, convidam o público a refletir sobre o que escolhemos preservar e sobre as narrativas que construímos a partir do que deixamos para trás, num diálogo entre uma coleção científica e institucional, e outra intuitiva e crítica.

Instytut B61
Casino Copernicus
O coletivo polaco Instytut B61 apresenta uma experiência artística retrofuturista. Inspirada no Princípio Copernicano e com referências à ficção científica de Stanis?aw Lem, esta instalação lúdica convida o público a repensar o seu lugar no universo - e na Terra.

Wasted Rita
Peça nova
No cruzamento entre palavra, matéria e intuição, Wasted Rita apresenta no BOIL uma instalação, concebida especificamente para o local. A frase, ressurge como uma inscrição suspensa entre o íntimo e o cósmico, entre o gesto individual e o pensamento coletivo. Transformando resíduos em linguagem, Wasted Rita atua com uma ironia subtil e uma inteligência emocional crua, criando peças que são, ao mesmo tempo, confrontação e consolo.

Curadoria Júlio Dolbeth
Quente / Frio
Ilustradores: Amanda Baeza, Carolina Celas, Catarina Gomes, Diovo, Filipa Namorado, Henrique Coser Moreira, Hugo Van der Ding, Inês Viegas Oliveira, Joana Estrela, Júlio Dolbeth, Madalena Matoso, Mariana a Miserável, Mariana Malhão, Mantraste, Nicolau, Rubber Mirror, Rui Vitorino Santos, Sara Marcos, Susa Monteiro, Yara Kono
Quente / Frio é um projeto coletivo com curadoria de Júlio Dolbeth que reúne vinte ilustradores, num manifesto gráfico que vai além da contemplação estética, funcionando como comentário crítico à crise ambiental e à nossa incapacidade coletiva de travar o seu avanço. 

OPEN CALL
O BOIL convidou artistas e coletivos a apresentarem propostas para integrar a programação de arte da sua 2ª edição. Patrocinada pelo Super Bock Group, a Open Call decorreu até 10 de agosto de 2025, e recebeu perto de cem propostas. Os resultados serão anunciados a 25 de agosto nas plataformas oficiais do festival.

CEiiA - BASE LUNAR
CEiiA apresentará no parque uma instalação inédita sobre futuros tecnológicos sustentáveis, com detalhes a serem revelados nas próximas semanas. 

WORKSHOPS & MASTERCLASSES
Entre 25 e 28 de setembro, o BOIL dinamiza um conjunto de conversas com artistas, oficinas criativas e momentos formativos, com destaque para a “Masterclass ONU” sobre integridade da informação climática. 

CINEMA AMBIENTAL
Em parceria com o CineEco e o Museu do Amanhã, o ciclo de cinema apresenta longas e curtas-metragens.



 

A primeira edição do BOIL - Climate Festival

Na sua primeira edição, em 2024, o BOIL juntou cientistas, artistas, humoristas e ativistas nas BOIL Talks, que abordaram temas como alimentação, mobilidade, turismo, oceanos, biodiversidade, moda e comunicação científica. Convidados como Joana Barrios, Hugo Van Der Ding, Capicua, Selma Uamusse, João Manzarra, Nuno Artur Silva, Helena Freitas e David Marçal marcaram presença num programa que descomplicou a ciência e motivou o público.

A componente artística destacou-se com peças imersivas e experiências sensoriais de forte impacto emocional, como o percurso de instalações que a curadora Joana Seguro concebeu para o festival, bem como a importante exposição, em parceria com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, “Boiling Point” - uma instalação de arte sobre a água e o seu uso, por Chris Vincze and Artists & Engineers.

O festival contou ainda com uma mostra de cinema climático na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, com sessões diárias gratuitas em parceria com a National Geographic Society, e reforçou a sua dimensão digital com o lançamento de uma nova app interativa que ajudou a lançar o BOIL como uma plataforma de diálogo e mobilização para um futuro mais sustentável  através da ciência, arte e humor.
 


SOBRE O FESTIVAL

BOIL – Climate Festival é um conceito original da Because Impacts, consultora de impacto dedicada a promover um mundo mais inclusivo e sustentável, e é co-produzido com a Fundação de Serralves. O festival conta com o apoio do Super Bock GroupVolvoCEiiATurismo de PortugalUniversidade do PortoZEROCiência Viva e CINEECO.

 

Website  |  Email  |  Instagram  |  Facebook

Agenda
Dança

Rozéo

Jardins do Bombarda 13 Set 2025  |  12h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,241,771