"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

CRIVO - Festival Mulheres Compositoras

Na sua primeira edição, entre 18 de Setembro e 2 de Outubro, o CRIVO – Festival Mulheres Compositoras dá a ouvir a música composta por mais de 30 compositoras, da Idade Média ao presente, através de uma programação exclusiva, com curadoria de Inês Thomas de Almeida, e intérpretes internacionalmente reconhecidos, em vários locais de Lisboa.

18 Set a 2 Out 2025

Lisboa, vários locais
O Grupo Vocal Olisipo abre o CRIVO – Festival Mulheres Compositoras, com um Concerto Vocal. Seguem-se o Concerto Piano, Voz e Cordas, com a soprano Camila Mandillo, o pianista Raúl da Costa e o agrupamento de cordas Camerata Atlântica; o Concerto Barroco, com a Real Câmara – Orquestra Barroca e o Concerto Sinfónico, com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pela maestra Tianyi Lu e com Jay Campbell no violoncelo.

Aos quatro concertos comentados, a programação do CRIVO junta a estreia nacional do filme ‘Fanny: The Other Mendelssohn’ (2023), de Sheila Hayman; a conferência “As mulheres compositoras. Processos de exclusão e de resistência”, por Rui Vieira Nery e o Fórum Ensino, uma conversa sobre as mulheres compositoras nos programas pedagógicos do ensino da música.

O CRIVO – Festival Mulheres Compositoras mostra obras ímpares da História da Música composta por mulheres de países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos da América, entre muitos outros, celebrando o seu trabalho e dando a ouvir um reportório pouco habitual em Portugal e decisivo para uma visão completa da História da Música.

A programação do CRIVO tem lugar nas Carpintarias de São Lázaro, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, NOVA- FCSH e Goethe-Institut.

Mais informação e bilhetes em crivofestival.com
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,246,157