"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Méduse | MUSCARIUM#11

A companhia francesa Les Bâtards Dorés, depois de apresentar "Méduse" no Festival de Avignon, estreia-se agora em Portugal.

4 Set 2025  |  21h00

AMAS - Auditório Municipal António Silva
Shopping do Cacém - Rua Coração de Maria, nº 1 - 2735-470 Cacém
por Les Bâtards Dorés [França]
*Vencedor do Prêmio do Júri e do Público - Festival Impatience 2017 e apresentado, em 2018, no Festival d’Avignon.

Méduse começa assim que os espetadores entram no átrio do teatro. Alguns indícios sugerem a antessala de um tribunal ou uma receção privada. O público é separado na bilheteira. Vinte oficiais, escolhidos aleatoriamente, receberão um tratamento privilegiado antes de entrarem no auditório. Os restantes espetadores serão simples marinheiros. Entre eles serão selecionados cerca de dez jurados, que se sentarão ao lado do juiz. Duzentos anos depois assistimos à reabertura do processo referente ao naufrágio da Méduse. A primeira parte do espetáculo é um julgamento. Um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos. Uma lição a retirar. É possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência? A partir desse questionamento, começará para o espetador a segunda parte do espetáculo. A dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance, à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, mergulharemos com o público no abismo; vamos cair para a jangada, onde a razão se esvai e dá lugar a outras linguagens. Espetáculo duplamente premiado no Festival Impatience (Paris), em 2017, e apresentado, em 2018, no Festival d’Avignon.

Texto, conceção e encenação: Les Bâtards Dorés
Inspirado em «Naufrage de la Méduse» de Corréard et Savigny
Com excertos de «Ode Marítima» de Fernando Pessoa, tradução de Dominique Touati e «Océan mer» de Alessandro Baricco, tradução de Françoise Brun
Interpretação: Romain Grard, Lisa Hours, Christophe Montenez, Jules Sagot e Manuel Severi
Pintor: Jean-Michel Charpentier
Composição e interpretação musical: Lény Bernay
Desenho de luz: Lucien Valle

M/18 anos
125 minutos (sem intervalo)
50 lugares

Preço: 7€ (descontos aplicáveis: menores de 25 anos; maiores de 65 anos; estudantes; pessoa com deficiência; profissional do espetáculo; pack familiar - a partir de 4 elementos e cartão CAES)

Mais informações:
Tel.: 914 616 949 (chamada para rede móvel nacional) | E-mail: geral@teatromosca.com

Agenda
Teatro

Descaminho

Teatro Meridional 5 Set a 7 Set 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Monólogos da Vagina - A Despedida"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 11 de setembro (quinta-feira), às 21h00, no Auditório do Taguspark, Porto Salvo - Oeiras. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
111,824,641