Dança
Conversations with Ants | MUSCARIUM#11
Kekäläinen & Company estreia-se em Portugal no MUSCARIUM#11

10 Set 2025 | 21h00
Porquê as formigas? As formigas são uma espécie de duplo biológico e global dos humanos: apenas formigas e humanos se espalharam por todo o globo, exceto na Antártida. Uma estimativa especulativa foi apresentada de que o peso total de todas as formigas seria aproximadamente igual ao peso total de todos os humanos. Mas há também uma diferença crucial: se todos os humanos desaparecessem da Terra, levaria muito tempo para a biosfera se recuperar dos danos causados pelos humanos. Se as formigas desaparecessem da biosfera, num período muito curto, toda a biosfera tornar-se-ia inabitável.
A obra consiste em duas partes:
1. Enciclopédia do movimento
2. O meu sonho é feito de factos
Enciclopédia do movimento:
O ponto de partida para o trabalho foi o conhecimento científico sobre as formigas e as nossas próprias imagens e memórias delas. O método de trabalho foi transformar os conceitos de literatura e memória em conceitos físicos. A obra também foi aprofundada por alguns dispositivos formais da arte, como a sextina, desenvolvida na poesia do século XIII, na qual o movimento pode ser expresso em números que se estendem infinitamente e que, dessa forma, sugere uma comparação com os caminhos e movimentos das formigas. Na conceptualização e na fisicalização, o movimento tem sido um elemento crucial, juntamente com os elementos materiais, assim como certos fatores de criação de significado, como peso concentrado, degraus, caminhos, lócus, força centrípeta e decisões. A estrutura de toda a obra consiste em regras, mas requer, a cada momento, novas decisões locais.
O meu sonho é feito de factos:
O objetivo do texto é estabelecer um "diálogo" com algo que não nos ouve nem responde, mas que, ainda assim, está presente e até mesmo necessário para a nossa existência, mesmo que não conheçamos esse outro. Os humanos não sabem quase nada sobre as formigas; estima-se que cerca de metade das espécies de formigas ainda seja desconhecida e, das cerca de 16.000 espécies taxonomizadas, apenas cerca de 50 são mais ou menos pesquisadas. No entanto, mesmo o pouco que se sabe sobre as formigas, diz-nos coisas que parecem ir além da nossa imaginação — da pecuária e do cultivo de fungos, à arquitetura notável e à organização do trabalho, para mencionar algumas coisas. Assim, o diálogo, tão necessário quanto impossível, será, antes, um diálogo com a nossa própria memória, com as nossas próprias suposições, com o nosso próprio futuro e com as condições básicas da nossa existência, mas referindo-nos a elas através das formigas.
Conceito, direção, espaço e interpretação: Sanna Kekäläinen
Texto: Kari Hukkila
Produção: Kekäläinen & Company
A Classificar pela CCE
188 lugares (inclui quatro lugares para pessoas com mobilidade reduzida)
Preço: 7€ (descontos aplicáveis: menores de 25 anos; maiores de 65 anos; estudantes; pessoa com deficiência; profissional do espetáculo; pack familiar - a partir de 4 elementos e cartão CAES)
Mais informações:
Tel.: 914 616 949 (chamada para rede móvel nacional) | E-mail: geral@teatromosca.com