"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

A triunfante música de Handel soa em Beja para celebrar a ansiada paz

«Viva a Paz! Música para os Fogos-de-Artifício Reais, de G. F. Handel» é o título do programa que a Orquesta de Cámara Solidaria apresenta no Teatro Municipal Pax Julia, no âmbito do Festival Terras sem Sombra.

13 Set 2025  |  21h30

Pax Julia Teatro Municipal
Largo de São João, 7800-416 Beja 7800-416
Preço
Entrada livre
Composta em 1749, uma das obras mais célebres de George Friedrich Handel, «Música para os Fogos-de-Artifício Reais», ascende ao palco bejense, sob a batuta de Manuel Paz, à frente da asturiana OCAS – Orquesta de Cámara Solidaria, um agrupamento muito conhecido à escala europeia e que tem triunfado nos palcos da China e da América Latina. Na sua origem, a composição foi orquestrada para uma grande banda de metais, percussão e madeiras, reflectindo um carácter festivo, vibrante e triunfante.

Em Beja, será apresentada pela primeira vez um dispositivo completo, que inclui canhões de sala. A peça foi originalmente pensada para acompanhar um grandioso espectáculo de fogos-de- artifício nos jardins de Green Park, em Londres. Na sua origem, esta peça celebra a paz entre Inglaterra e França, numa encomenda do rei Jorge II de Inglaterra.

A anteceder os minutos triunfantes de «Música para os Fogos-de-Artifício Reais», o programa inclui um repertório de peças de compositores latinos, entregues à magnífica voz da jovem soprano espanhola Hanna del Canto. Nascida em 2000, Hanna é uma intérprete versátil e dedicada, que se lança com vigor nos palcos do mundo. Em Beja, interpreta, entre outras, peças da tradição sefardita e de Alberto Lozano, Gerónimo Giméne, Ruperto Chapí e Francisco Asenjo Barbieri.

A OCAS, fundada em 2002 nas Astúrias, promove a música como linguagem universal. Sob o projecto Vínculos, já apresentou concertos, oficinas e acções pedagógicas em mais de 15 países. Localmente, mantém iniciativas educativas como a Escola de Música Itinerante de Siero e concertos solidários.

O maestro Manuel Paz, natural de Ujo, em Mieres, é fundador e director artístico da orquestra desde os seus primórdios. Músico multifacetado, destacou-se pela criação de Vínculos e pela dedicação ao ensino. A sua filosofia baseia-se na empatia e na partilha, usando a música como elo cultural e humano.

» mais informações
 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,698,310