Música
Terras sem Sombra em Gavião com «O Périplo Infinito: Sons do México (e da Europa)»
O Festival Terras sem Sombra estreia-se no concelho de Gavião com um concerto singular, numa viagem entre a música do Velho e do Novo Mundo. Dois notáveis intérpretes mexicanos, o flautista Horacio Franco e o cravista Daniel Ortega, apresentam-se no Cineteatro Francisco Ventura com um programa que liga Bach e Vivaldi à tradição musical mexicana.

27 Set 2025 | 21h30
Daniel Ortega García formou-se com distinção em Cravo e em Etnomusicologia pela Faculdade de Música da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Especialista no repertório dos séculos XVI a XVIII e na prática do baixo contínuo, apresentou-se em festivais no México e em países como Irlanda, França, Mónaco, Cuba, Equador e Peru.
O repertório que os dois intérpretes apresentam no Cineteatro Francisco Ventura percorre obras-primas da música europeia para flauta de bisel e cravo, numa incursão que não esquece a música da América Central. Do barroco europeu de Schmelzer, Vitali, Fischer, Bach e Vivaldi, a viagem abre-se à tradição mexicana com peças de Daniel Catán e da génese indígena.
Ao duo de intérpretes mexicanos junta-se um grupo de jovens músicos gavionenses. A Banda Juvenil do Município de Gavião, criada em 1989 e com músicos entre os 13 e os 28 anos, interpretará algumas peças, uma delas a par de Horacio Franco e Daniel Ortega.