"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"F - de Fiama - Mariana Pineda" reergue encenação de 1975 no Teatro Ibérico

Uma parceria póstuma entre UMCOLETIVO e o Grupo de Teatro Hoje (1975-1994) apresenta no Teatro Ibérico F de Fiama – Mariana Pineda, a 4 e 5 de outubro, numa “arqueologia teatral” da obra de estreia de Fiama Hasse Pais Brandão como encenadora, em 1975.

4 Out a 5 Out 2025

Teatro Ibérico
Rua de Xabregas, n.º 54, 1900-440 Lisboa
A associação UMCOLETIVO entregou-se ao “desafio de reerguer esta encenação" do texto de Frederico Garcia Lorca "a partir do arquivo existente: a versão cénica quase integral da encenadora, a partitura musical de Jorge Peixinho e o programa de Igrejas Caeiro sobre o espetáculo”.

Sinopse
Mariana Pineda, encenação de Fiama Hasse Pais Brandão a partir do texto homónimo de Frederico Garcia Lorca, estreou em 1975, no contexto do Grupo de Teatro Hoje, do qual Fiama foi fundadora (com Gastão Cruz e Carlos Fernando).
A encenação e dramaturgia são uma das mais visíveis e corpóreas possibilidades de estudar o (os?) exercício do Teatro de Fiama (possível, entre outras coisas, pelo revolucionário fim da ditadura portuguesa).
Lançámo-nos o desafio de reerguer esta encenação a partir do arquivo existente: a versão cénica quase integral da encenadora, a partitura musical de Jorge Peixinho e o programa de Igrejas Caeiro sobre o espetáculo.
F de Fiama é um processo de arqueologia teatral e, simultaneamente, uma proposta para uma colaboração (póstuma, mas tangível) entre o UMCOLETIVO e o Grupo de Teatro Hoje. É a certeza de que os arquivos pessoais são a possibilidade cabal de estudar as mulheres portuguesas do século XX.
É o resgate da memória viva do espetáculo (de atores, de espectadores e de críticos) para o reerguer, num diálogo entre dois núcleos artísticos que propõem tensões ao processo e à cena, pela relação com a História, pela própria ideia de imagem do que é hoje e do que era há 50 anos o teatro, mas sobretudo pela visitação do que resta do efémero.

>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ludovice Ensemble no Auditório de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo que terá lugar no dia 4 de outubro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
113,278,656