Música
West Coast - Festival de Música Antiga de Oeiras 2025
A primeira audição moderna de algumas árias do compositor português Francisco António de Almeida (sec. XVIII) é uma das propostas da 18.ª edição do WEST COAST – Festival de Música Antiga de Oeiras 2025 que, entre 18 de outubro e 14 de novembro, promove concertos, masterclasses e conversas em vários locais do concelho.

18 Out a 14 Nov 2025
A obra musical de Francisco António de Almeida (Crato, 1703 - Sacavém, 1754) abre e encerra o West Coast 2025, através de dois concertos. O primeiro, na Igreja de São Romão de Carnaxide, a 18 de outubro, apresenta alguns exemplos da sua polifonia vocal religiosa, uma das áreas mais reconhecidas da sua obra.
O segundo concerto - a 14 novembro, na Igreja Matriz de Oeiras -, mais centrado no aspecto solístico vocal, apresenta algumas árias em primeira audição moderna, transcritas por João Janeiro, que terão sido escritas aquando da muito provável visita de Francisco António de Almeida à Corte de Dresden de Augusto, o Forte, considerada a Roma do Norte.
A 24 de outubro, na Igreja de São Romão de Carnaxide, apresenta-se um dos mais prestigiados ensembles, que trabalha de modo muito particular a performance histórica das vocalidades antigas, o grupo belga Graindelavoix, dirigido por Bj?rn Schmelzer. O programa do concerto, Ex-Nihilo, é um retrato sonoro da época renascentista, pleno de recorte e eloquência.
Uma das facetas mais plebeias da música daquele período, a que era tocada pelos menestréis, exclusivamente com instrumentos de sopro, e que terão como mote a dança, constitui o programa do concerto Música para Ministriles, por Miguel del Barco (órgão) e Manuel Pascual (corneta).
A 7 de novembro a música propõe uma outra viagem no tempo, à cidade Dresden na primeira metade do século dezoito, centro de encontro musical de grandes compositores e instrumentistas, como Heinichen, Fasch, Vivaldi, Pisendel, Hasse e até o próprio Bach.
Como enquadramento do contexto musical desta cidade na primeira metade de setecentos, os músicos Alfonso Sebastián, no cravo, e Andoni Mercero, no violino, apresentam um programa em torno das Sonatas de Bach e da Escola de Dresden.
Além dos concertos, a 18.ª edição do WEST COAST – FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA DE OEIRAS integra masterclasses com os intérpretes, uma conversa com Bj?rn Schmelzer, a 25 de outubro, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, e uma visita guiada, no mesmo dia, ao órgão histórico da Igreja de São Romão, Carnaxide, ambos de entrada livre.
Promovido pela MAAC - Música Antiga Associação Cultural. Mais informação em maac.pt