"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Sonhos de Inverno pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Tchaikovsky estreou a sua primeira sinfonia em 1868, em Moscovo. Aos 28 anos de idade, anunciava assim três influências que acompanharam toda a sua carreira: a solidez formal da tradição clássica, o voluntarismo romântico e os arquétipos de uma identidade russa idealizada.

20 Out 2025  |  21h00

Teatro Tivoli BBVA
Av. da Liberdade, 182/188, 1250-146 Lisboa

Mostrava-se também disposto a desafiar convenções estabelecidas para crescer e afirmar-se enquanto compositor. Em quatro andamentos, evocou paisagens de inverno inspiradoras e estados de espírito que ainda hoje despertam a nossa imaginação. Neste programa, temos também a oportunidade de conhecer um concerto para violino, viola e orquestra composto por Britten quando, em 1932, ainda estudava no Royal College of Music e contava somente 18 anos. A partitura permaneceu esquecida numa gaveta até há cerca de três décadas. A Direção Musical e as partes solistas são aqui confiadas a uma nova geração de músicos já com provas dadas, todos eles formados na academia da Metropolitana.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Solistas: Nuno Rodrigues (violino), Sérgio Sousa (viola)
Maestro: Jan Wierzba

B. Britten Duplo Concerto, para violino, viola e orquestra
P. I. Tchaikovsky Sinfonia N.º 1, Sonhos de Inverno (arr. pequena orquestra O. Caetani)

>> Bilhetes

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,107,746