"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Projetos de alunos da Escola das Artes marcam presença em Festival de Cinema de Animação

Alunas e antigas alunas do Mestrado em Som e Imagem (especialização em Animação) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa viram os seus projetos selecionados para a 49ª edição do Cinanima, o mais importante festival de Cinema de Animação em Portugal. O evento decorre entre 7 e 16 de novembro de 2025 em Espinho.

7 Nov a 16 Nov 2025

Centro Multimeios de Espinho
R. 24 800, 4500-202 Espinho
Preço
Entrada livre
“Maleza”, de Carina Corso (antiga-aluna), concorre na Competição Nacional a uma das principais distinções do evento, o Prémio António Gaio. Também na competição nacional e na secção Jovem Cineasta Português, foram selecionados os filmes de três antigas alunas: “Paulinha” de Ana Marta Mendes, “Florescer” de Mariana Pinheiro e “O Pássaro de Dentro” de Laura Anahory (que este ano integrou a seleção oficial do Festival de Cannes). Também na competição Jovem Cineasta Português concorrem dois filmes de atuais alunas do Mestrado em Som Imagem (Animação) da Escola das Artes: “Deuses Efémeros” de Lia Gomes e Sara Oliveira e “Thyestean” de Sara Oliveira.

A seleção oficial do festival integra também dois filmes apoiados pelo Centro de Criatividade Digital da Escola das Artes e cuja mistura de som foi feita por Vasco Carvalho, professor e coordenador do Mestrado em Som e Imagem: “Cão Sozinho” de Marta Reis Andrade (Bando À Parte) e “Porque hoje é sábado” de Alice Eça Guimarães (Animais AVPL).

“Este reconhecimento é um testemunho da qualidade do ensino e da investigação desenvolvidos na Escola das Artes, bem como do talento e da dedicação dos nossos estudantes e docentes,” salienta Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, acrescentando que “a sua presença no Cinanima reforça o papel da Universidade Católica Portuguesa como espaço de criação artística e inovação cultural.”

O vencedor do Grande Prémio do Cinanima para curtas-metragens é incluído na lista de possíveis nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, pois o festival é um dos eventos reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Mais informações
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,428,270