Festivais
ENCONTROS MED [mediterrâneo/medieval] 2025
Os ENCONTROS MED estão de volta a Monsanto!
                                    7 Nov a 9 Nov 2025
CONCERTOS, OFICINAS, PALESTRAS
Monsanto, Idanha-a-Nova
O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”.
ENCONTROS MED 2025 acontecerá de 7 a 9 novembro 2025, na Aldeia Histórica de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música UNESCO, com ateliers, apresentações públicas e 1 palestra, colocando o Adufe e o património Mediterrâneo e Medieval, no centro da relação entre artistas/formadores, participantes e comunidade local.
Para 2025, convidamos Waed Bouhassoun, embaixadora da tradição da música síria e da música clássica árabe, que virá acompanhada de Ne?et Kutas (Turquia/França). Waed Bouhassoun conduzirá uma oficina sobre um cântico do Leste da Síria “Al-Maya ‘Al-Maya” na abertura do Encontro, dia 7 de novembro pelas 18:00; e Ne?et Kutas uma oficina sobre Ritmos da Turquia e Grécia (def e bendir). Ambos darão um concerto com o programa “La Joie de la Vie, Un air méditerranéen”, dia 8 de novembro, pelas 21:00, na Igreja Matriz de Monsanto, inspirado no Mediterrâneo como ponto de encontro entre África, Europa e Ásia, e um espaço aberto para o resto do mundo.
Amélia Fonseca, coordenadora e fundadora das Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, divulgando o cancioneiro de tradição oral da aldeia histórica de Monsanto estará com Rui Silva, arauto da investigação artística sobre o adufe moderno em Portugal e nas técnicas do adufe tradicional, estreando pela 1ª Ensemble de Adufes (Intermédio/Avançado) II.
Finalmente, o Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira, irá apresentar uma palestra dia 8 de novembro pelas 18:00, que terá como foco inicial as cantigas d'amor do rei Dom Dinis, na sua relação com os traços de oralidade e de modalidade tradicional das canções da área de Monsanto e Idanha-a-Nova (século XX), no âmbito dos 700 anos sobre a morte de El Rei D. Dinis.
Este ano teremos uma parceria com “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”, festival de cinema que nasceu em Lisboa em 2014, como um espaço dedicado à exibição e promoção do cinema feito por mulheres das diferentes margens do Mediterrâneo, com a presença de Sara David Lopes, cofundadora e codirectora do festival anual Olhares do Mediterrâneo – Women's Film Festival.
Os Encontros Med tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e estão integrados no Programa Geografia Criativa Festival da Paisagem, um projeto promovido pela NaturTejo GeoPark
com coorganização do Município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pela Antena2.
+Info
ensemblemedmusic@gmail.com
ensemblemed.pt/encontrosmed
Créditos:
Direção Artística e Executiva:
Daniela Tomaz [Ensemble Med]
Design Gráfico:
Z
Comunicação:
Mayra Paolinelli
Videografia e Fotografia:
Franco Sanguinetti
Organização:
O Corvo e a Raposa
Parceiro Estratégico:
Município de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano / Idanha City Of Music
Cofinanciamento através do Programa Geografia Criativa Festival da Paisagem, um projeto promovido pela NaturTejo GeoPark
Apoio:
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
Apoio Media:
Antena2

                    
                    
                    
            
                
            
            
            
            
            