Festivais
Tradidanças anuncia oitava edição e abre bilheteira para o festival que regressa a Carvalhais
O Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza regressa em 2026 a Carvalhais, São Pedro do Sul, para a sua oitava edição, que irá decorrer entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.
29 Jul a 2 Ago 2026
Organizado pela Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada (ATASA) em parceria com o Município de São Pedro do Sul, o Tradidanças volta a afirmar-se como um encontro que une música, dança, território e comunidade, promovendo a música de raiz – portuguesa e do mundo – num contexto de natureza, partilha e participação ativa. O festival decorre num espaço florestal e reúne músicos e dançarinos, profissionais e amadores, numa programação que integra concertos, oficinas, iniciativas ambientais e atividades para todas as idades.
Com um forte compromisso com o território e com as tradições locais, o Tradidanças valoriza o património cultural e natural de São Pedro do Sul e da Serra da Arada, da tradição oral ao canto de vozes de mulheres, passando pelas práticas comunitárias, paisagens e piscinas naturais envolventes. O festival destaca-se, ainda, pela ligação à comunidade de Carvalhais e à região, pela programação dedicada ao público infantil e por uma política de sustentabilidade que reforça o respeito pela natureza.
A bilheteira para o festival já se encontra aberta. O campismo é gratuito mediante aquisição de bilhete de acesso ao evento. Crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam entrada; jovens entre os 13 e os 16 anos (inclusive) e público sénior com mais de 65 anos beneficiam de condições especiais. Residentes no município de São Pedro do Sul e sócios da ATASA integram a categoria de público local, com acesso a bilhetes dedicados. O público parceiro inclui residentes nos concelhos de Lafões, territórios das Montanhas Mágicas e entidades parceiras – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela.
Para aquisição de bilhetes das categorias público local e parceiro é obrigatória a apresentação de documento de identificação e comprovativo de residência. A compra pode ser efetuada presencialmente na Bilheteira do Festival, no Posto de Turismo das Termas de São Pedro do Sul, no Posto de Turismo de São Pedro do Sul, na Biblioteca Municipal de São Pedro do Sul e na Papelaria São Tiago em Carvalhais. Online, os bilhetes estão disponíveis no site Tradidanças e na See Tickets.
A oitava edição reafirma o festival enquanto espaço de encontro e transmissão cultural, convocando o público a uma nova celebração da dança, da música e da relação com o território. Mais informações e atualizações serão divulgadas em breve nos canais oficiais do festival.
>> Site Oficial

