"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

250 anos de música para flauta - 3º concerto: Música Francesa da 1ª metade do Séc. XX

No terceiro e último desta série de concertos propostos pelo flautista Manuel Luís Cochofel, numa viagem pessoal por cerca de 250 anos de música para flauta, poderemos escutar música francesa da primeira metade do séc. XX.

18 Nov 2025  |  19h00

Academia de Amadores de Música
Rua Nova da Trindade, 18 - 2º Esq., 1200-303 Lisboa
Preço
Entrada livre
Aqui, a flauta transversal tinha já conhecido o seu brilhante e derradeiro desenvolvimento pelas mãos do construtor de instrumentos, flautista e compositor, Theobald Boehm. Este conseguiu através de toda uma série de inovações e soluções radicalmente diferentes das até aí empregues, libertar o instrumento das amarras técnicas que os modelos anteriores enfermavam. O uso de qualquer tonalidade, bem como de modulações frequentes, aliados a um virtuosismo agora possível, semelhante a qualquer outro instrumento, são uma realidade imediatamente aproveitadas pelos compositores da altura. Sendo T. Boehm alemão, foi no entanto França o país que mais rapidamente adoptou o ‘novo’ instrumento que hoje conhecemos, e que é conhecido como a moderna flauta transversal.

Ficha técnica:
Manuel Luís Cochofel - Flauta Transversal
Maria João Sousa - Soprano reforço no Coro Gulbenkian
Eunice Bento - Piano

>> Informações e reservas 
Agenda
Música

Partiboi69

LuxFrágil 13 Nov 2025  |  21h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,478,518