"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Apresentação do catálogo "Quando o corpo se faz doce"

Um catálogo que é uma delícia! Paula Barata Dias e Cristina Oliveira Bastos contam a história de mais de 50 doces, reunindo a história das dezenas de doces que estiveram patentes na exposição homónima, entre 19 de junho e 7 de setembro de 2025 no Museu de Lisboa - Santo António.

19 Dez 2025  |  18h30

Livraria Lisboa Cultura
Praça Dom Pedro IV, 23, 1100-199 Lisboa
Preço
Entrada livre
Obra sobretudo de mulheres, o património da doçaria tradicional portuguesa singulariza-se pelo modo paradoxal como junta corpo e espírito, sagrado e profano, desejo e sublimação.

Ao longo das suas 134 páginas, os textos ilustram como a doçaria tradicional portuguesa possui uma rica e expressiva ligação com o sensorial – das elites, bem ilustrada na doçaria conventual, e a popular, presente nos doces de romaria e nas festas do calendário litúrgico.

Modelados de forma sugestiva, açúcar, amêndoa e ovo ganham contornos de partes do corpo ou de estados de alma, fazendo a ponte entre vivências quotidianas carregadas de uma profunda religiosidade e a realidade terrena e material das sensações e da natureza do corpo humano.

Entrada livre

+ informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,629,146