Música
Sons clássicos (e alentejanos) no festival Batuta 2025
Sines recebe a quarta edição do Festival Batuta, dedicado à música clássica e, este ano, também à música tradicional alentejana, com um grande concerto no Pavilhão Multiusos da cidade, onde participam Luís Trigacheiro, a Orquestra Algarve Camerata e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.
22 Nov a 24 Nov 2025
Organizado pela Câmara Municipal de Sines e produzido pela ApreciArte, o festival é o ponto alto das comemorações dos 663 anos do Município de Sines.
A música tem início do sábado, 22 de novembro, às 19h01, com um concerto intimista para guitarra, por José Alegre, na Capela da Misericórdia. No mesmo dia, às 21h33, no auditório do Centro de Artes de Sines, o Barqueiro de Oz e Maria Barreto apresentam o concerto dançante "Uncaged", para piano e movimento.
Para domingo, 23 de novembro, estão também programados dois concertos. No primeiro, às 19h02, na Capela da Misericórdia, o "AGP" - Al'Grupo de Percussão protagoniza um concerto temático sobre a água, com obras de compositores contemporâneos. Às 21h34, no auditório do Centro de Artes, o público é convidado a passear por "paisagens de Viena", com quintetos de cordas de Schubert e Hummel, pelo Quarteto Algarve acompanhado pelo pianista João Rosa.
Finalmente, no dia 24 de novembro, Dia do Município de Sines, às 21h36, o Pavilhão Multiusos recebe o espetáculo "Entre as Raízes e o Cante", com um alinhamento de temas de matriz alentejana e popular, abordados num contexto orquestral. Luís Trigacheiro junta-se à Orquestra Algarve Camerata, dirigida pelo maestro João Rocha, com a participação especial do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.
Os concertos para os concertos na Capela da Misericórdia são de entrada livre (sem bilhete). Os concertos no auditório do Centro de Artes de Sines e no Pavilhão Multiusos obrigam ao levantamento de bilhete gratuito.
Informações completas em www.sines.pt/p/batuta.

