Cinema e Vídeo
Inês Carvalho recebe o Prémio Bárbara Virgínia 2025
A Academia Portuguesa de Cinema atribuirá o Prémio Bárbara Virgínia 2025 à diretora de fotografia Inês Carvalho, seguido da exibição do filme "A Mulher que Sonhava ser Presidente dos Estados Unidos da América", de João Botelho, no qual assinou a Direção de Fotografia. A cerimõnia terá lugar na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, na Sala M. Félix Ribeiro.
29 Dez 2025 | 19h00
Reconhecida como a primeira mulher a exercer a função de direção de fotografia em Portugal, Inês Carvalho aip colaborou, ao longo da sua carreira, com diversos realizadores e consolidou um percurso de referência, contribuindo para o desenvolvimento e reconhecimento do cinema português.
A sessão de homenagem e entrega do Prémio Bárbara Virgínia decorrerão na segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 às 19 horas, na Cinemateca Portuguesa, sala M. Félix Ribeiro, em Lisboa, seguido da projeção do filme "A Mulher que Sonhava ser Presidente dos Estados Unidos da América”, de João Botelho, no qual assina a Direção de Fotografia.
O Prémio Bárbara Virgínia foi instituído pela Academia Portuguesa de Cinema em 2015 para homenagear mulheres que que tenham contribuído de forma significativa para o cinema português, recordando a primeira realizadora de um filme de ficção em Portugal, Bárbara Virgínia.
A entrada é aberta ao público, mediante a capacidade da sala.

