Música
Conferência Inferno ao vivo no Plano B
Os Conferência Inferno reforçam o seu estatuto como mestres do rock elétrico mais negro em Portugal com "Pós-Esmeralda", um álbum que expande a sua identidade sonora através da combinação de eletrónica sombria, melodias luminosas e o desespero vocal de Francisco Lima.
12 Dez 2025 | 22h30
Restam muito poucas dúvidas de que os Conferência Inferno são os maiores especialistas das práticas negras do rock elétrico em Portugal. E é nessa condição que voltam a expor a sua inventiva metodologia de hermenêutica sonora através do novo álbum "Pós-Esmeralda", um conjunto de canções que se propõe a expandir as possibilidades emocionais do ensemble portuense. Para este tento, a Conferência Inferno não se fica pela condição de emissária e cresce para o papel de mestre de cerimónias, trilhando um caminho sónico cada vez mais próprio. A essência do elétrico sobre o orgânico em maus modos mantém-se, mas sem que isso defina taxativamente os tons com que pintam as novas canções. Há um descortinar de alegria tétrica desde os primeiros segundos, com camadas de melodias maiores nos sintetizadores de Raul Mendiratta e nos teclados de José Silva em confronto com o desespero vocal e lírico de Francisco Lima.
Pós-Esmeralda é resultado invocado de um ritual macabro deste pandemónio de new age ocidental, cheio de ironia, pesar, êxtase e esgares. Dance-se o fim do mundo, pois somos todos corpos, e ouça-se a Conferência. Dia 12 de Dezembro, no Plano B.
>> Bilhetes

