Encontros
Comemorações dos 500 anos de Camões na UAL
A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) celebra os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões com um vasto programa cultural.
16 Out a 14 Jan 2026
Entre outubro de 2025 e setembro de 2026, organiza exposições, conferências, concertos e edições que olham para a obra camoniana à luz das questões contemporâneas.
A programação divide-se em quatro módulos distintos. Em outubro, inaugurou a exposição Do Verso à Forma: Joaquim Correia e a Obra Camoniana, que homenageia também um dos mais relevantes artistas plásticos do modernismo português. A 6 e 7 de novembro, o ciclo de conferências Editar Camões propõe-se a pensar criticamente o gesto de editar Camões.
A 14 de janeiro, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta um concerto, coordenado por Rui Vieira Nery, com o Requiem em Memória de Camões, de João Domingos Bomtempo. Por fim, em setembro, terá lugar o lançamento da obra A Construção do Herói Nacional, que analisa o processo histórico e cultural através do qual se foram escolhendo e fixando os heróis nacionais portugueses.

