"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Sob a Protecção de Santa Brígida: A Aldeia de Marmelar

O concelho de Vidigueira recebe o último fim-de-semana da temporada do Festival Terras sem Sombra. Na vertente de património, o destaque vai para a aldeia de Marmelar, um território que encerra muito da alma alentejana.

20 Nov a 29 Nov 2025

Igreja de Santa Brígida, Marmelar
Preço
Entrada livre
A visita ao património cultural (29 de Novembro, 15h) tem como tema «Sob a Protecção de Santa Brígida: A Aldeia de Marmelar». Com ponto de encontro na Igreja de Santa Brígida (Marmelar) a acção conta com a orientação da historiadora Rosa Trole, do artista plástico Manuel Carvalho e do historiador de arte José António Falcão. No coração do concelho da Vidigueira, Marmelar afirma-se como uma das aldeias mais antigas e evocativas do Baixo Alentejo, marcando já a transição para o Alentejo Central.

Habitada desde épocas remotas – como testemunham as antas e vestígios pré-históricos que se encontram pelo território –, a aldeia mantém viva uma relação íntima com a terra e com o sagrado. Sob a invocação de Santa Brígida, a quem dedica o seu templo manuelino-mudéjar do século XVI, Marmelar ergueu em torno da fé o centro da vida comunitária. A igreja, classificada como Monumento de Interesse Público, guarda um património que reflecte a síntese entre tradição popular e espiritualidade erudita. Este é um território de permanência e de memória, onde o Alentejo revela a sua alma: essencial, resistente e profundamente humana.

Foto: Vitor Oliveira, Vitor Oliveira, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=78932459
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,925,864