Natureza
Os Caracóis de Água Doce e a Saúde Pública
No derradeiro fim-de-semana da temporada, o Festival Terras sem Sombra dinamiza na barragem de Pedrógão, Vidigueira, uma acção de sensibilização para a Biodiversidade que visa debater o papel nos ecossistemas dos caracóis de água doce.
30 Nov 2025 | 09h30
«Aparentemente Inofensivos, Potencialmente Letais: Os Caracóis de Água Doce e a Saúde Pública» é o mote da actividade que decorre na barragem de Pedrógão e tem ponto de encontro no Museu Municipal de Vidigueira. A orientação está a cargo do médico Mário Jorge Santos, Delegado de Saúde Regional do Alentejo, da virologista Manuela Calado e da médica Silvana Belo, ambas professoras e investigadoras do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Os caracóis de água doce, muitas vezes vistos apenas como parte inofensiva dos ecossistemas aquáticos, podem actuar como hospedeiros intermediários de parasitas responsáveis por infecções graves em humanos e animais, como a esquistossomose, doença que afecta milhões de pessoas em regiões tropicais e subtropicais. A sessão propõe uma abordagem acessível, combinando ciência e sensibilização ambiental, para explicar como o ciclo biológico destes moluscos, bioindicadores privilegiados, se cruza com o de algumas doenças e de que modo factores como as alterações climáticas, a qualidade da água e as práticas agrícolas podem favorecer a sua disseminação.

