Encontros
Lançamento do Roteiro Protestante Português
Roteiro histórico-cultural e turístico sobre o protestantismo em Portugal e no mundo. Dá-nos uma visão territorial do património protestante português através da identificação descritiva, mapeada e ilustrada de sítios, lugares complementares e lugares de memória relacionados com esta identidade religiosa e com a história e cultura portuguesa e da lusofonia. De João Paulo Henriques.
4 Dez 2025 | 16h00
Pela primeira vez, temos uma visão integrada da história e do património cultural protestante em território nacional. É uma obra ilustrada que nos permite visitar os principais sítios e lugares do protestantismo português.
O lançamento contará com a presença do autor, João Paulo Henriques, do professor Paulo Mendes Pinto, historiador e coordenador da área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, e dos colaboradores, Timóteo Cavaco, presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, e Osvaldo Castanheira, designer e professor de artes na antiga Escola Industrial e Comercial de Sintra.
O Roteiro Protestante Português tem o apoio à divulgação do Turismo de Portugal, do mestrado de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, do Centro Nacional de Cultural e do Jornal Sete Margens.
A edição de autor estará à venda no lançamento e por encomenda em roteiroprotestante.pt.
Nota biográfica
João Paulo Henriques é licenciado em Informação Turística pelo ISLA e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), guia-intérprete nacional de turismo, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL, profissional de marketing e comunicação e copywriter. Foi diretor do Cartão Jovem, na Movijovem, de 2005 a 2009. Desde 1994, quando iniciou a sua formação universitária, que tem pesquisado sobre a história e cultura do protestantismo. O Roteiro Protestante Português é fruto da tese de licenciatura na ESHTE: Os Protestantes e o seu Impacto Sócio-Cultural em Portugal - Contributos para a Elaboração de um Roteiro Turístico em Lisboa e no Porto (2005) e do artigo O Pioneirismo Protestante na Génese de Organizações Universalistas em Portugal (2005) para a Revista de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. É cofundador, em 2006, da Sociedade Eduardo Moreira.

