Teatro
Albano Jerónimo contracena com inteligência artificial em espetáculo em cena no CAM
carne.exe, a nova criação de Carincur e João Pedro Fonseca, que conta como apoio técnico da NTT DATA, estará em cena de 12 a 14 de dezembro no CAM Gulbenkian.
12 Dez a 14 Dez 2025
carne.exe é a nova criação de Carincur e João Pedro Fonseca, onde um performer humano (Albano Jerónimo) contracena com um modelo de inteligência artificial, de criação original, com capacidades performativas — AROA (Artificial Relational Ontological Agent) — treinada com material poético e filosófico. O espetáculo, coproduzido pelo D. Maria II, estará em cena no CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian, em Lisboa, de 12 a 14 de dezembro.
Entre diálogos reais e improvisados, Albano Jerónimo e AROA pensam juntos sobre o toque, a consciência e o futuro da coexistência entre espécies, num espetáculo que explora as fronteiras entre corpo e máquina, consciência e código, propondo uma tecno-poética que questiona o que significa ser humano na era pós-digital.
Nas palavras de Carincur e João Pedro Fonseca, criadores do espetáculo, “sem ceder ao tecno-pessimismo, carne.exe procura afirmar o corpo como lugar de transformação e defender a potência do diálogo interespécies como uma possibilidade de futuro: onde dados e carne, algoritmos e afetos podem partilhar um espaço híbrido, sensível, político e artístico”.
carne.exe é assim um encontro entre arte, tecnologia e filosofia — um palco expandido que integra tecnologia avançada em cena, propondo uma nova gramática para o teatro contemporâneo, revitalizando-o como espaço de experimentação entre linguagens, temporalidades e diferentes inteligências.
“Trabalhar no desenvolvimento tecnológico deste espetáculo, num registo de grande proximidade com a equipa artística, tem sido um desafio muito interessante e, acima de tudo, um verdadeiro processo colaborativo”, afirma Pedro Nogueira da Silva, Head of Digital Experience & Emerging Tech da NTT DATA Portugal. “Enquanto parceira de inovação do D. Maria II, a NTT DATA apoiou esta peça e contribuiu para o seu desenvolvimento, explicando e contextualizando a tecnologia de Inteligência Artificial, aquilo que ela poderia ou não permitir do ponto de vista artístico, e de que forma poderia ser desafiada, o que nos conduziu à definição e criação das personas que contracenam com Albano Jerónimo”, conclui.
Com produção da ZABRA - Centro de Investigação de Arte Pós-Humana e coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, carne.exe conta com a parceria e desenvolvimento técnico da NTT DATA, em colaboração com a Google, que disponibilizou o seu LLM Gemini como base tecnológica, e parceria do CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian, local onde o espetáculo estará em cena, de 12 a 14 de dezembro, sexta e sábado às 19h e domingo às 16h.
Mais informações sobre o espetáculo aqui.

