Música
"Músicos pela Esperança" juntam-se para apoiar a APPACDM de Lisboa
É já este sábado, 6 de dezembro, que o Museu do Oriente recebe o concerto solidário “Músicos pela Esperança”, uma iniciativa que reúne reconhecidos músicos portugueses num espetáculo cuja receita reverte na íntegra para a APPACDM de Lisboa.
6 Dez 2025 | 19h00
A Égide promove já este sábado, 6 de dezembro, o concerto solidário “Músicos pela Esperança”, no Museu do Oriente, em Lisboa. O espetáculo reúne em palco Artur Pizarro, Cristina Clara, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, João Farinha, Maria João e Ricardo Ribeiro, aos quais se juntarão jovens da APPACDM de Lisboa. A totalidade das receitas reverterá para a instituição, que desenvolve trabalho de inclusão e apoio a pessoas com deficiência intelectual.
O espetáculo contará ainda com uma narrativa sonora original criada por Ana Sofia Fonseca, concebida especialmente para este momento único, dando forma a um momento que se constrói na relação viva entre músicos, público e jovens participantes. Será uma noite irrepetível, feita de encontros, escuta e partilha — e que só acontecerá ali, naquele instante.
O concerto “Músicos pela Esperança” conta com o apoio da Fundação Oriente e parceria de media da Antena 1. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Concerto solidário “Músicos pela Esperança” – 6 dezembro, 19h00 Museu do Oriente, Lisboa
Duração: 90 minutos
Bilhetes
Intérpretes:
Artur Pizarro
Cristina Clara
Daniel Bernardes
Filipe Raposo
João Farinha
Maria João
Ricardo Ribeiro
Participação especial
Jovens da APPACDM Lisboa
Peça Sonora Original
- Conceção e Realização: Ana Sofia Fonseca
Maestrina Assistente: Maria Ferreira
Iniciativa: Égide – Associação Portuguesa das Artes
Produção e Direção Artística: Tiago Nunes
Entidade beneficiária: APPACDM Lisboa
Apoio: Fundação Oriente
Media Partner: Antena 1
Sobre a ÉGIDE:
A ÉGIDE é uma organização dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, com um histórico de eventos bem-sucedidos que congregam comunidades e exaltam a identidade nacional. O seu objeto social assenta na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Neste contexto, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais, atuando como catalisadora para a produção e divulgação das artes, da cultura e do conhecimento. A ÉGIDE afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas.
Mais em: https://www.egideartes.pt/
Manifesto: DESPERTEMOS
É hora de rasgar o silêncio, sair das sombras e acordar uma nova realidade. De viver com arte. Sentir com arte. Sonhar com arte. Porque sermos felizes é uma arte.
Sobre a APPACDM de Lisboa:
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental foi fundada a 2 de fevereiro de 1962, graças ao empenho de Sheila Stilwell, mãe de uma criança com Síndrome de Down, e da pedopsiquiatra Dra. Alice de Mello Tavares.
Assente nos valores do associativismo e voluntariado, a APPACDM Lisboa expandiu-se pelo país, dando origem a mais de 30 delegações que, entretanto, se tornaram autónomas.
Mais em: https://appacdm-lisboa.pt/appacdm-lisboa/historia/

