Literatura
Poesia reunida de Nuno Garcia Lopes apresentada no Entroncamento
O livro “A poesia”, de Nuno Garcia Lopes, vai ser apresentado na próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro, pelas 16 horas, na Feira do Livro do Entroncamento, que está a decorrer no Centro Cultural daquela cidade.
8 Dez 2025 | 16h00
A obra, com a chancela acorda editora reúne em 416 páginas a obra do autor, publicada e inédita, naquele género literário, com paginação e design de Madalena Garcia Chaveiro e ilustração de Catarina Garcia Marques.
Este volume inclui todos os seus livros anteriores, na generalidade esgotados, desde “Poemas de constância e desafio”, de que celebrou agora os 30 anos com o espectáculo “Outonar”, até ao mais recente “Corações de musgo”, cuja primeira edição, bilingue, foi feita em Espanha. Integra igualmente quatro livros ainda inéditos: “Fá-lo”, “O pouco que sabemos”, “O mar sacode-nos os passos” e “As palavras confluem na boca da tarde”. Além desses, contém ainda um conjunto de poemas soltos, parte deles inéditos e os restantes com publicação dispersa por jornais e revistas.
Natural de Linhaceira, concelho de Tomar, Nuno Garcia Lopes tem dedicado parte significativa da sua vida aos livros, seja como escritor, editor ou divulgador, sendo presença assídua nas escolas e bibliotecas da região com sessões de contos e de poesia.
Este é também o livro de estreia da acorda, editora sediada em Tomar, que, fazendo jus aos melhores princípios da literatura, tem uma leitura polissémica: a corda, que se acomoda no símbolo gráfico e no lema “livros com fibra”; mas também o imperativo do verbo acordar, numa alusão clara ao compositor Fernando Lopes-Graça.
Para os princípios de 2026 estão já programados um livro de ilustração e cartoon de SAL e uma aposta em formatos que voltem a valorizar o papel enquanto material por excelência da leitura.
Pode contactar este novo projeto através do e-mail acordaeditora@gmail.com

