Conferências
11.ª Conferência do Ciclo “Conferências do Futuro”
A Fundação Gramaxo apresenta a 11.ª edição das Conferências do Futuro, este mês dedicada ao tema “O Futuro da Paz”. A sessão, marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, às 21h30m, propõe um momento de reflexão e debate público sobre os desafios contemporâneos que moldam a construção da paz a nível global, comunitário e individual.
11 Dez 2025 | 21h30
• As Nações Unidas no novo ambiente de segurança internacional (Francisca Saraiva, investigadora com estudos publicados neste âmbito).
• A teia de interesses políticos, geoestratégicos e económicos por detrás das tensões, conflitos e guerras que espoletam os mais sangrentos confrontos nas mais díspares latitudes do Globo (Ricardo Alexandre, jornalista e comentador com vasta experiência em matéria de política internacional e análise do panorama a geoestratégico global, que acumula igualmente uma larga experiência na cobertura jornalística de diversos conflitos regionais “in loco”).
• A moderação de Victor Sampaio Dias garante a promoção de um debate cívico vivo e dinâmico.
Quatro questões fundamentais serão debatidas sobre os desafios para a Paz na próxima década:
1. Qual o impacto das disputas entre as grandes potências na gestão e resolução de conflitos no quadro das Nações Unidas, à luz do seu conceito de Paz?
2. Que relevância assumem atualmente as Nações Unidas na prevenção e gestão de conflitos no novo ambiente de segurança? Que possibilidades de mediação existem no confronto entre as grandes potências nas Nações Unidas? Que soluções se podem construir para resolver o problema do controlo de armamentos, para a questão nuclear, para a regulação da IA na área da defesa, a cibersegurança e para o futuro das operações de Paz?
3. De que forma as redes sociais e a manipulação da informação estão a alimentar divisões e a fragilizar o diálogo democrático e o diálogo intercultural e inter-religioso?
4. Que impacto têm as alterações climáticas e os fluxos migratórios forçados na estabilidade e na cooperação internacional para a Paz?
O certame tem como Comissário-Geral Victor Sampaio Dias e como Presidente da Comissão Consultiva Sebastião Feyo de Azevedo, coadjuvado por Luís Melo e Nassalete Miranda.
A sessão terá a duração aproximada de 90 minutos e inclui espaço para interação com o público.
Entrada gratuita. Lugares limitados à lotação do auditório.
>> Mais informações

