Música
MUSICAL-MENTE regressa ao Teatro Nacional São João com ciclo dedicado ao humor na música
O ciclo de concertos MUSICAL-MENTE regressa ao Teatro São João, inaugurando a sua quinta edição com uma viagem humorística pela música. Com prelúdio e narração de Maria Rueff, o ciclo arranca com obras de Saint-Saëns, Haydn e Srul Irving Glick.
18 Dez 2025 | 19h00
O Teatro Nacional São João recebe, no dia 18 de dezembro, a quinta edição do ciclo de concertos MUSICAL-MENTE, nesta temporada subordinado ao tema “Música e Humor”. A iniciativa, que conta com curadoria do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, resulta de uma parceria entre o DSCH – Schostakovich Ensemble e o TNSJ.
Desdobrando-se em dois andamentos – A Grande Fantasia e Humores de Câmara (em maio do próximo ano) –, esta edição propõe uma viagem pelas múltiplas formas como a música é capaz de integrar, ilustrar ou induzir elementos humorísticos, explorando registos que vão do riso à sátira, passando pelo burlesco.
O programa do primeiro concerto inicia com a energia da Tarantella do compositor francês Camille Saint-Saëns, a mestria da Anedota do austríaco Joseph Haydn e o virtuosismo lúdico do canadiano Srul Irving Glick, que desenham a antecâmara perfeita para O Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns. Esta suite de catorze pequenas peças, que evocam as peculiaridades de uma série de animais (de galinhas a cangurus, cucos e até pianistas), será interpretada por um ensemble de dez músicos, reunidos numa instrumentação invulgar e diferente para cada uma das peças.
À atriz Maria Rueff caberá o prelúdio e a narração dos textos que aludem aos animais em questão, na versão livre de António Mega Ferreira, a partir dos originais franceses do humorista Francis Blanche.
O primeiro concerto da quinta edição do ciclo MUSICAL-MENTE acontece no dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 19h00, no Teatro São João. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.
Mais informações em tnsj.pt/musicalmente.

