Música
INTERFERÊNCIAS #4 Vuduvum Vadavã + Não Confundir Com
Quarta sessão do ciclo de concertos INTERFERÊNCIAS, com curadoria de Boris Nunes e João Madeira, uma dupla inédita, que parte de universos distintos para criar um espaço de diálogo entre estéticas, géneros e gerações.
13 Dez 2025 | 17h30
A cada sessão, as escolhas de ambos cruzam-se num mesmo palco, reunindo músicos com percursos consolidados e artistas mais jovens cuja maturidade artística é já evidente.
A par desta diversidade etária, o ciclo percorre um amplo espectro sonoro, apresentando propostas que vão do jazz e free jazz à experimentação eletrónica, performativa e avant-garde.
Com formatos que variam do solo ao quarteto, e incluindo músicos nacionais e internacionais, INTERFERÊNCIAS é uma tentativa de mapear o som contemporâneo a partir das suas margens criando pontos de encontro entre públicos, linguagens e sensibilidades.
Nesta quarta sessão do ciclo haverá atuações de Vuduvum Vadavã, solo selvagem e primitivo da artista Marta Ângela, e também Não Confundir Com, trio com uma instrumentação atípica que faz música atípica.
Sobre os artistas:
VUDUVUM VADAVÃ | Nasceu no Porto e é Marta Ângela, metade da dupla Von Calhau! A sua paixão reside no absurdo, no estado selvagem e primitivo da linguagem, do pré-verbal ao palíndromo e outros jogos de palavra rebuscados. Essa investigação incide sobre a relação dos contrários, que podem ser complementares ou repelentes na sua combinação. Nas artes visuais e não visuais, canto/voz, performance, circuit-bending ou como DJ experimenta o ruído e o silêncio numa deriva conduzida pelo desconhecido.
NÃO CONFUNDIR COM | Composto por João Gato (Saxofone), Nazaré da Silva (Voz) e Zé Almeida (Baixo), Não Confundir Com é um trio de improvisação com uma instrumentação atípica que se destaca pela sua música atípica. A comunicação, a noção de espaço e a exploração de frequências são componentes essenciais para a criação de um organismo sonoro flutuante, que se move de forma irrequieta entre o inesperado e o bizarro. João Gato é um saxofonista ativo nas áreas do Jazz, música improvisada e projetos transdisciplinares. Possui licenciatura e mestrado (Nordic Composer Musician), e colabora em projetos como Apophenia, Trafiklys e Parrinha+Gato. Nazaré da Silva é cantora e letrista com formação superior em Jazz Vocal (ESML). Recebeu o prémio RTP/Festa do Jazz (Músico Revelação 2021). Gravou vários discos, tem um quinteto em nome próprio (Gingko) e colabora como arranjadora (incluindo encomendas da Orquestra de Jazz de Espinho). Zé Almeida é baixista com Licenciatura em Jazz (ESML). Lidera o quarteto Analogik e integra diversos projetos como Mosaic e Apophenia. Colaborou com músicos de renome como Peter Evans, John O'Gallagher e André Fernandes.
APOIO | A Zaratan é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

