Festivais
InShadow - Lisbon Screendance Festival 2025 | Últimos dias
A 17ª edição do InShadow entra na reta final com performances, filmes, exposições e instalações.
11 Nov a 19 Dez 2025
A Casa do Comum acolheu a Competição Internacional de Documentário, enquanto o Teatro do Bairro viveu dias enérgicos com a Competição Internacional de Vídeo-Dança. No dia 29 de novembro, celebrámos o Vídeo-Dança, o Documentário e a Animação na Cerimónia de Entrega de Prémios. Entre mais de 350 candidaturas, foram selecionados 100 filmes para as competições internacionais. Destacamos os vencedores portugueses: Filipe Faria, que recebeu o Prémio Território – Estúdios Victor Córdon para Melhor Realizador Nacional com BACH [2], e Maiara Barbosa, distinguida com o Prémio ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação pelo filme Kineflow.
O InShadow percorreu também muitos outros espaços em Lisboa ao longo destas semanas. No dia 27 de novembro, inauguraram-se no Espaço Santa Catarina seis exposições de fotógrafas emergentes, assim como uma instalação de vídeo. Também a Galeria e a Cisterna da FBAUL – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa foram inauguradas, no dia 3 de dezembro. Na Galeria, exibimos a exposição de fotografia de Andrea Hackl (NL/AT), enquanto na Cisterna são expostas 8 vídeo-danças. Ambos os espaços da FBAUL podem ser visitados até ao dia 19 de dezembro.
Realçamos também as performances inseridas no Festival, que atravessaram diferentes locais de Lisboa. A performance de Andrea Hackl, Dreamer, ocupou o espaço Safra, no Lumiar, enquanto o espetáculo Uma Outra Forma, da CiM – Companhia de Dança, esteve no Museu da Marioneta. Ridículas Cartas, de João Telmo/Inpugna esteve presente também no início do mês no Teatro Ibérico.
Até ao final do festival, dia 19 de dezembro, podem ser visitados os espaços da FBAUL e no dia 13 de dezembro, ocorre a performance Vozes e Ar Pesado, da autoria de Alexandre Lyra Leite, com interpretação da Companhia Inestética. Nesta obra, inspirada pel’O Navio de Espelhos, de Mário Cesariny, somos convidados a refletir sobre a sobrecarga emocional e as subtis camadas de comunicação que se manifestam no quotidiano. Dia 13 de dezembro, às 18h30, no Safra (Lumiar). Os bilhetes podem ser adquiridos aqui ou à porta.
Também no dia 13 de dezembro, às 16h30, passamos o filme A Febre de Sábado à Noite (1977) na Cinemateca Portuguesa. Bilhetes aqui.
InShadow – o corpo imagina-se na sombra.

