"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Poentes Olisiponenses: Lisboa Judaico-Medieval

A Fundação Cidade de Lisboa convida a participar na próxima conferência “Lisboa Judaico-Medieval”, com a participação especial do Prof. Doutor Manuel Fialho Silva.
O evento realiza-se no próximo dia 14 de janeiro de 2026, às 18h, na Fundação Cidade de Lisboa.

14 Jan 2026  |  18h00

Fundação Cidade de Lisboa
Campo Grande 380, 1700-097 Lisboa
Preço
Entrada livre
Há mais de dois milénios que várias cidades têm existido, umas sobre as outras, com nomes diferentes, mas à sombra da mesma Colina do Castelo, desde a Olisipo romana, Olissipona dos visigodos, a Al-Ushbuna muçulmana, a Lixboa medieval até à atual Lisboa do século XXI. É muito provável que em todas estas cidades tenham habitado de forma permanente famílias judaicas, mas o nosso conhecimento concreto é muito maior para o período medieval, na Lixboa das duas primeiras dinastias de monarcas portugueses. Desde que foi conquistada em 1147 por D. Afonso Henriques e mesmo antes, a cidade foi sempre palco de uma dinâmica social complexa, onde conviviam as três religiões então dominantes na Península Ibérica, pois nas suas ruas cruzavam-se diariamente cristãos, muçulmanos e judeus. Nesta apresentação vamos conhecer as artérias onde viviam e laboravam, as casas, as lojas e os espaços comunitários dos judeus medievais de Lisboa. Serão também lembrados alguns nomes e vidas que marcaram a história da cidade e também do próprio reino.

Prof. Doutor Manuel Fialho Silva

 A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Inscreva-se AQUI 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A GRANDE ELEANOR"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia de "A Grande Eleanor", um filme realizado por Scarlett Johansson, com argumento de Tory Kamen, sobre solidão, verdade e uma amizade inesperada.

Visitas
118,346,423