Literatura
Encontros
José Luís Peixoto leva "A Montanha" ao Porto de Encontro
A 122ª edição do evento recebe o autor português para a apresentação do seu mais recente romance, que tem o IPO Porto como cenário.
20 Dez 2025 | 17h00
A Montanha, o mais recente e muito aguardado romance de José Luís Peixoto, será apresentada no Porto de Encontro no dia 20 de dezembro (sábado), pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A 122ª edição da iniciativa promovida pela Porto Editora contará com a participação especial de José Rui Teixeira e leituras de Cristiana Sabino.
Quatro anos depois de Almoço de Domingo, o escritor regressa com um romance habitado por homens e mulheres de várias idades, com origem em diversos contextos, que têm em comum a sua condição de pacientes no Instituto Português de Oncologia do Porto. «Estão ali, na sala de espera do consultório da doutora e, por isso, sabem que estão doentes com cancro, ou estiveram, ou podem vir a estar. Esse é o incontornável que os aproxima, o cancro.» A Montanha é um livro de enorme ambição, que resgata momentos de profunda empatia e ternura, e que revela o ser humano tanto na sua fragilidade como na sua máxima força.
José Luís Peixoto é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra está traduzida em mais de trinta idiomas, é lida e estudada em dezenas de países. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Desde então seguiram diversos livros premiados.
O Porto de Encontro conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand. Mais informações em www.portoencontro.pt.


