Exposições
(O)postos Coincidentes
Exposição que apresenta os resultados de um programa único de residências artísticas, reunindo obras de José Pedro Oliveira, Sara Santos, Ruca Bourbon e Time for the Oniric (Micaela Guedes e Carina Prazeres), artistas emergentes selecionados através da open call homónima.
23 Set a 20 Dez 2025
O projeto, desenvolvido pelo Coletivo Multimédia Perve – Associação de Arte e Cultura, em colaboração com a Perve Galeria e a Casa da Liberdade – Mário Cesariny, oferece um espaço de reflexão sobre memória, identidade e futuro, afirmando a arte como lugar de encontro, questionamento e transformação.
A exposição reúne obras produzidas durante as residências em diversos meios, incluindo pintura, vídeo, instalação, fotografia e performance. Apesar da diversidade de abordagens, os projetos partilham temas comuns como solidão, impermanência e a condição humana num mundo cada vez mais hipertecnológico. Entre narrativas de natureza surreal, experimentações com imagem analógica, mapeamentos psicogeográficos de Lisboa e ecologias especulativas, a mostra convida o público a refletir sobre presença e ausência, natureza e artifício, tempo e intemporalidade.
A exposição prolonga-se para além da Casa da Liberdade – Mário Cesariny, com uma instalação site-specific da dupla Time for the Oniric no espaço de arte contemporânea ao ar livre, 27ARTe.
Inserida num ciclo simbólico de celebrações - os 75 anos da segunda e última exposição d’Os Surrealistas, os 50 anos das independências dos países africanos de língua portuguesa e os 25 anos da Perve Galeria -, a mostra reafirma a arte como uma das últimas fronteiras onde os opostos podem colidir, coexistir e transformar-se.
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

