"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

(O)postos Coincidentes

Exposição que apresenta os resultados de um programa único de residências artísticas, reunindo obras de José Pedro Oliveira, Sara Santos, Ruca Bourbon e Time for the Oniric (Micaela Guedes e Carina Prazeres), artistas emergentes selecionados através da open call homónima.

23 Set a 20 Dez 2025

Casa da Liberdade - Mário Cesariny
Rua das Escolas Gerais nº 13 - 1100-218 Lisboa
Preço
Entrada livre
"(O)postos Coincidentes" reúne os resultados de um programa de residências único, apresentando obras de cinco artistas emergentes — Time for the Oniric (Micaela Guedes e Carina Prazeres), Ruca Bourbon, Sara Santos e José Pedro Oliveira. Selecionados através de uma votação pública e por um júri internacional, os artistas foram convidados a desenvolver projetos no âmbito da open call homónima.

O projeto, desenvolvido pelo Coletivo Multimédia Perve – Associação de Arte e Cultura, em colaboração com a Perve Galeria e a Casa da Liberdade – Mário Cesariny, oferece um espaço de reflexão sobre memória, identidade e futuro, afirmando a arte como lugar de encontro, questionamento e transformação.

A exposição reúne obras produzidas durante as residências em diversos meios, incluindo pintura, vídeo, instalação, fotografia e performance. Apesar da diversidade de abordagens, os projetos partilham temas comuns como solidão, impermanência e a condição humana num mundo cada vez mais hipertecnológico. Entre narrativas de natureza surreal, experimentações com imagem analógica, mapeamentos psicogeográficos de Lisboa e ecologias especulativas, a mostra convida o público a refletir sobre presença e ausência, natureza e artifício, tempo e intemporalidade.

A exposição prolonga-se para além da Casa da Liberdade – Mário Cesariny, com uma instalação site-specific da dupla Time for the Oniric no espaço de arte contemporânea ao ar livre, 27ARTe.

Inserida num ciclo simbólico de celebrações - os 75 anos da segunda e última exposição d’Os Surrealistas, os 50 anos das independências dos países africanos de língua portuguesa e os 25 anos da Perve Galeria -, a mostra reafirma a arte como uma das últimas fronteiras onde os opostos podem colidir, coexistir e transformar-se.

Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,195,993