Cinema e Vídeo
Clássicos do cinema indiano marcam o encerramento da exposição Foto Arte Ganesh
No dia 27 de dezembro, o Museu do Oriente apresenta uma sessão dupla dedicada a Satyajit Ray, um dos mais importantes cineastas do século XX, com a apresentação dos filmes Charulata e Nayak.
27 Dez 2025 | 15h00
A sessão marca o encerramento da exposição Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória, e explora o olhar como forma de memória, interpretação e revelação. Os filmes serão apresentados por Rosa Maria Perez, antropóloga e comissária da exposição.
A sessão inicia-se às 15h00, com Charulata (1964), que conduz o público à Calcutá do século XIX, num retrato da vida interior de uma mulher confinada ao espaço doméstico, dividida entre o desejo de liberdade e os limites impostos pela sociedade. Às 18h00, Nayak (1966) centra-se num actor consagrado que revela, ao longo de uma viagem de comboio, dúvidas e fragilidades sob a sua imagem pública. Os enquadramentos rigorosos e análise psicológica que marcam estes filmes estabelecem um paralelo com os temas e imagens da exposição Foto Arte Ganesh Goa: Fotografia e Memória.
Patente até 4 de janeiro, Foto Arte Ganesh reúne o espólio de Krishna Navelkar, fotógrafo que documentou quatro décadas de transformações sociais e políticas em Goa. Captando rituais, tensões e gestos quotidianos, o olhar de Navelkar confere às suas imagens um carácter documental e poético, que se aproxima do universo cinematográfico de Satyajit Ray.
De entrada gratuita, a sessão de 27 dezembro põe em diálogo filme e fotografia através das obras destes dois autores, onde o olhar se assume como instrumento de memória e revelação.
Entre o olhar e a memória | Filmes de Satyajit Ray
Programação Paralela | Exposição Foto Arte Ganesh
Sábado | 27 dezembro de 2025
Local: Auditório
Horário: Charulata às 15h | Nayak às 18h
Público-Alvo: M/12 anos
Preço: Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.


