Exposições
Lugar de Estar: O Legado Burle Marx
Lugar de Estar: O Legado Burle Marx parte de 22 projetos paisagísticos concebidos ao longo de sete décadas por Roberto Burle Marx (1909–1994) e a sua equipa. Figura central do modernismo brasileiro e um dos mais inovadores paisagistas do século XX, Burle Marx marcou de forma decisiva o imaginário urbano de cidades como Brasília e o Rio de Janeiro.
27 Nov a 5 Abr 2026
Profundamente ligado à botânica, estudou a flora brasileira, identificou espécies endémicas e alertou para a urgência da preservação ambiental. A incorporação dessas plantas nos seus projetos gerou uma linguagem moderna singular, de formas orgânicas e linhas fluídas, em contraponto à tradição geométrica dos jardins europeus.
Esta exposição reúne estudos, desenhos, croquis, fotografias e materiais de imprensa, organizados em cinco núcleos – Construir cidade e espaço público, Compromisso estético e ético, Projeto moderno, Ativismo ambiental e Património botânico. Estes dialogam com obras de Juan Araujo, Filipe Feijão, Mónica de Miranda, Fernanda Fragateiro, Lourdes Castro e João dos Santos Martins, que oferecem leituras contemporâneas sobre arquitetura modernista, ruína, jardins periféricos, património botânico e a relação entre corpo, espaço e paisagem.
Dia 24 de janeiro, às 16h, há uma conversa com Fernanda Fragateiro, Frederico Duarte e Juan Araújo.
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h30
Visita guiada: 6 dez, às 16h

