Encontros
Podia ser na Tate mas é aqui
Ciclo de conversas com artistas no Teatro São Luiz. A partir do seu trabalho em torno da história do teatro, André e. Teodósio convida dois artistas contrastantes para conversar sobre o seu trabalho, as suas influências, as suas inquietações, o diálogo que estabelecem com os seus pares e a relação com o país e os públicos, e também do que não gostam.
13 Jan a 23 Mar 2026
De entrada gratuita, estes encontros pretendem registar na primeira pessoa os fluxos de pensamento ao longo das histórias dos artistas, desencadear discussão em torno do que se vê e sente, envolvendo toda a gente num diálogo qualificado e sem parcimónia. Há que aproveitar esta assembleia no bairro para trocar ideias e pedir autógrafos aos artistas!
Porque podia ser na Tate, mas aqui é mais à mão.
13 janeiro
Convidados: Filipe La Féria e Tiago Vieira
Nesta primeira sessão são convidados Filipe La Féria e Tiago Vieira, dois encenadores incontornáveis de duas gerações diferentes. Ambos com o seu próprio espaço, nele procuraram desenvolver a sua própria estética. O Teatro Politeama e a Latoaria são sinónimo e garantia de experiências únicas. Mas os seus percursos começam muito antes. É por aí que vão começar antes de chegar ao destino.
23 de fevereiro
Convidados: Ricardo Pais e Mónica Calle
Ricardo Pais e Mónica Calle são dois encenadores destemidos. Neste encontro com o encenador e ex-director do Teatro Nacional São João e a encenadora e diretora da Casa Conveniente, vai-se perceber como as dimensões do teatro, da música e da dança, ou os tipos de escrita cénica não normativos foram sempre encarados como desafios, colocando-os no âmago do mapa contemporâneo.
23 de março de 2026
Convidados: João Mota e Joana Craveiro
João Mota foi professor de André e. Teodósio. Como ele, Joana Craveiro foi sua aluna. Ainda que com premissas e formulações muito diferentes, os percursos da Comuna Teatro de Pesquisa e do Teatro do Vestido bem como os seus projetos artísticos foram engajados politicamente desde sempre. No seu corpo de trabalho, encontra-se uma demanda de reposição de ética numa prática estética onde tantas vezes parece estar ausente – no Teatro.
Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir de uma hora antes do evento (até 2 por pessoa).

