Teatro
"A Pérola" a partir de John Steinbeck
Esta notável produção, encenada por Jorge Gomes Ribeiro conta com um elenco de renome, incluindo Ana Lúcia Palminha, André Nunes, Carla Chambel, Paula Neves, Pedro Martinho, Rita Fernandes, Rui Luís Brás e Tiago Costa. A peça é uma chamada à reflexão político-social e sobre as questões climáticas.
19 Fev a 7 Mar 2026
A Pérola constitui uma parábola poética sobre as grandezas e misérias do mundo. Um mundo contraditório, objectivado nas ambiguidades entre pobreza e riqueza, poder e despojamento, humano e mais-do-que-humano.
A partir da obra homónima de Steinbeck, narrativa com origem num conto tradicional mexicano, conhecemos aquilo a que chamam a “pérola do mundo” e a sua interferência na vida de uma família de pescadores em busca de uma vida melhor.
Paradoxalmente, a descoberta desta pérola altera a ordem que sempre conheceram, catalisando reacções numa comunidade marcada pela desigualdade social extremada em que as possibilidades de luta de classes são reduzidas e aproveitadas. Vemos assim a tentativa de manutenção do fino equilíbrio entre uma vida simples, em harmonia com a terra, mas de frágil subsistência. Por contraste, assistimos também à vontade de acesso a bens materiais que permitam à sua prole alcançar o conhecimento e o poder de não ser subjugado.
Horário: de quinta a sábado às 21h.

