"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Instituto de História Contemporânea dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon

Celebrando o centenário do nascimento de Frantz Fanon, que já sido assinalado com a conversa "Sair da Grande Noite", o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de LIsboa propõe agora um ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte.

17 Jan a 14 Fev 2026

Casa do Comum e Cinema Fernando Lopes
Lisboa
Preço
Entrada livre
Dando continuidade à celebração do centenário do nascimento de Frantz Fanon, este ciclo propõe reflectir sobre os seus múltiplos legados, desde a luta anti-racista aos movimentos de descolonização, passando ainda pela sua actividade como psiquiatra – intimamente entrelaçada com as duas outras vertentes. Já na sua primeira obra Pele negra, máscaras brancas (1952), o cinema ocupa um espaço marginal mas não menos decisivo no que diz respeito a questões de representação, tendo um lugar central nas terapias alternativas que Fanon viria a introduzir no Hospital Psiquiátrico de Blida-Joinville, na Argélia, enquanto Médico-chefe de serviço entre 1953 e 1956. A leitura de Fanon revela-se fundamental não só para a compreensão do contexto histórico em que surgiu, com as suas ramificações entre os movimentos de libertação e as causas do chamado Terceiro Mundo nas décadas de 1960 e 1970, mas sobretudo na luta pelos direitos de grupos racializados. Todas estas questões voltam a ecoar no século XXI, quer em movimentos sociais que reivindicam uma cidadania efectivamente igualitária, quer na discussão sobre a urgência da descolonização dos saberes e das instituições. Como ler Fanon, hoje, a partir de Portugal? Qual o papel das instituições e dos diferentes movimentos na sua recepção? Qual a relevância da sua obra para a nossa contemporaneidade, tendo em conta a complexidade das suas diferentes vertentes – anti-colonial, anti-racista, terapêutica – e a reivindicação para se “sair da grande noite” do colonialismo?

À projecção dos filmes segue-se uma conversa com convidados/as e debate.
As sessões 1 a 4 decorrem na Casa do Comum; a sessão 5 decorre no Cinema Fernando Lopes.
Os filmes são legendados em inglês.

Organização: Manuela Ribeiro Sanches, Miguel Ribeiro e Sofia Victorino (Instituto de História Contemporânea —NOVA FCSH)

Programa:

Sessão 1 | sábado, 17 janeiro, 16:00
Casa do Comum
"Chroniques fidèles survenues au siècle dernier à l’hôpital psychiatrique Blida-Joinville", Abdenour Zahzah, Algeria, França, 2024, 90’
Conversa com Ruth Wilson Gilmore, Mina Untalan e Lucas Manarte. Moderação de Manuela Ribeiro Sanches

Sessão 2 | sábado, 24 janeiro, 16:00
Casa do Comum
"Where did we land", Rabz Lansiquot, Reino Unido, 2019, 30?
"We Demand", Kevin Jerome Everson, Claudrena N. Harold, EUA, 2016, 11?
"Quem se move", Stephanie Ricci, Brasil, Portugal, 2025, 20?
Ian Capillé conversa com Vânia Sanha. Moderação de Miguel Ribeiro

Sessão 3 | sábado, 31 janeiro, 16:00
Casa do Comum
"Burn!", Gillo Pontecorvo, Itália, França, 1969, 112’
Conversa com Rui Lopes e Rebeca Ávila

Sessão 4 | sábado, 7 fevereiro, 16:00
Casa do Comum
"La Hora de los Hornos". Parte 1: Neo-colonialismo e Violência, 1968, Fernando E. Solanas, Octavio Getino, 1966-68, Argentina, 85’
Conversa com Luís Trindade e Raquel Ribeiro

Sessão 5 | sábado, 14 fevereiro, 16:00
Cinema Fernando Lopes
"You hide me", Nii Kwate Owoo, Gana, Reino Unido, 1970, 17’
"Soleil Ô", Med Hondo, 1970, França, Mauritania, 112’
Conversa com Ângela Ferreira, Flávio Almada, Henrique Entratice, Víctor Barros. Moderação de Sofia Victorino
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A GRANDE ELEANOR"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia de "A Grande Eleanor", um filme realizado por Scarlett Johansson, com argumento de Tory Kamen, sobre solidão, verdade e uma amizade inesperada.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
118,675,129