"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

A sala de aula como campo de batalha em "Class Enemy"

De 22 a 31 de janeiro, o Teatro Carlos Alberto acolhe a estreia de Class Enemy, de Nigel Williams, com encenação de Manuel Tur. Escrita no final dos anos 70, a peça mantém-se atual ao propor uma reflexão sobre o sistema educativo, a exclusão social e a reprodução das desigualdades.

© Manuel Tur

22 Jan a 31 Jan 2026

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto

A ação decorre numa escola onde seis alunos aguardam a chegada de um novo professor. Conhecidos por afastarem todos os docentes anteriores através do medo e da provocação, os jovens decidem “passar tempo” simulando aulas entre si. Cada um assume o papel de professor, revelando, nessas lições improvisadas, as suas histórias pessoais e os contextos familiares marcados pela pobreza, violência e marginalização.

Escrita pelo dramaturgo britânico Nigel Williams no final dos anos 1970, Class Enemy continua tão atual e instigante como no dia em que se estreou. Ao longo do espetáculo, uma pergunta impõe-se: terão estes adolescentes escolhido rejeitar a escola ou estará o sistema educativo construído para que eles a abandonem? A peça desmonta a ideia de fracasso individual e expõe as fragilidades de um modelo que, muitas vezes, falha em integrar e proteger.

Num tempo em que as políticas de integração estão no centro do debate público, o encenador Manuel Tur propõe uma pertinente “reflexão sobre o papel da educação na origem das assimetrias sociais, comuns a diferentes tempos e lugares”.

Com interpretação de Bernardo Gavina, Daniel Silva, Gonçalo Botelho, Gonçalo Fonseca, Lisa Reis, Tiago Araújo e Sérgio Sá Cunha, a peça é uma produção da 11Zero2 com o apoio do Teatro Nacional São João, da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e do Teatro Aveirense.

Class Enemy está em cena no Teatro Carlos Alberto entre 22 e 31 de janeiro, quarta, quintas e sábados às 19h00, sextas às 21h00, e domingo às 16h00. O preço dos bilhetes tem o custo de 12 euros.

Mais informações em tnsj.pt/classenemy.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
118,763,087